ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Campo Grande supera meta do Ideb para 2011 no Ensino Fundamental

Nadyenka Castro | 14/08/2012 19:12

Nas séries iniciais, a Capital evoluiu, já nas finais o índice se manteve. Rede privada não alcançou no Ensino Médio

 Campo Grande supera meta do Ideb para 2011 no Ensino Fundamental
Rede Municipal de Ensino superou meta no ensino fundamental. (Foto: Arquivo)

Escolas de Campo Grande superaram a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estabelecida para o ano passado para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, a rede privada não atingiu o número apontado como ideal pelo Governo Federal.

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira, pelo MEC (Ministério da Educação), a Capital teve nota 5,6 ano passado nas séries iniciais do Ensino Fundamental, cuja meta era 4,8. O desempenho foi melhor do que em 2009, quando foi registrado 5,1.

Conforme o MEC, 77,7% dos municípios brasileiros alcançaram a meta 2011, levando em consideração as escolas públicas. A rede estadual de ensino teve nota 5 e a municipal 5,8.

Nas séries finais do Ensino Fundamental, Campo Grande teve nota 4,4 e a meta era 3,9. Em 2009, a Capital teve o mesmo desempenho e, segundo o MEC, 62,5% dos municípios alcançaram a meta.

As escolas estaduais de Campo Grande não alcançaram a meta nacional: a nota foi 3,5. Já a rede municipal teve nota 5.

Ensino Médio - Na média geral, Campo Grande teve nota 3,8. Dois pontos a menos que a meta.

No entanto, a rede privada não alcançou o número apontado como ideal pelo Governo Federal. A nota foi 5,5 e a meta, 6. Já a nota da rede estadual de ensino foi 3,5, e o ideal 3,2.

Ideb - O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a cada dois anos. A avaliação é realizada desde 2005, quando não foi estabelecida nenhuma meta.

A nota tem escala de 0 a 10, e o País, ficou com nota 5. O resultado de 2011 supera a meta estabelecida: 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009.

Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.

O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o país atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência.

Em 2005, o Ideb aferido para os anos iniciais foi 3,8. Em 2007, subiu para 4,2, em 2009, para 4,6, e agora chegou aos 5 pontos. Em todas as edições, as médias nacionais superaram as metas estabelecidas para o período.

Nos siga no Google Notícias