“Cãominhada” terá vacinação contra raiva e testagem de leishmaniose
Evento incentiva a defesa dos direitos dos animais e a atenção no trânsito durante o Maio Amarelo
A Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, ligada à Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), promoverá no próximo domingo (21) a 1ª Cãominhada do bem-estar animal, às 8h, em frente à Governadoria.
O objetivo é conscientizar sobre os maus-tratos a animais e chamar a atenção para a segurança no trânsito, em consonância com a Campanha Maio Amarelo, o evento reunirá donos e seus pets em uma caminhada em prol da defesa dos animais.
Durante o evento, destinado especialmente aos cachorros, serão oferecidos serviços de saúde, como vacinação contra raiva, microchipagem e testagem para leishmaniose. Além disso, haverá um ponto de arrecadação de ração, que será posteriormente doada para protetoras das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e casas de abrigo de animais. O IDPAMS (Instituto de Proteção Ambiental de Mato Grosso do Sul) também marcará presença com uma feira de adoção responsável, onde será possível adotar cães e gatos adultos e filhotes, além de um stand com artesanatos e acessórios pet.
Uma das atrações do evento será a apresentação do Projeto Social "Cão Herói, Cão Amigo", desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar desde 2012. A ação de cinoterapia, que conta com dezenas de cachorros treinados, auxilia idosos, crianças autistas e outros indivíduos em diversas situações.
Para as crianças, a campanha proporcionará diversão com mascotes caracterizados, um espaço kids e sorteio de brindes. Além disso, a Cãominhada servirá como ocasião para apresentar a nova pasta da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, cujas principais diretrizes são contribuir para o controle populacional, combater as zoonoses, os maus-tratos e o abandono de animais.
O assessor Carlos Eduardo destaca a importância do evento não apenas para os pets, mas também para seus donos. Ele ressalta que as pessoas poderão desfrutar de lazer na companhia de seus animais por meio da caminhada, enfatizando que o lazer é uma forma de exercer a cidadania.