Capital divulga 1.239 aptos ao programa de CNH gratuita
Dados do Detran apontam que 78% dos convocados estão prontos para começar aulas
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) anunciou na tarde desta segunda-feira (13) que 1,2 mil pessoas estão aptas a iniciar o processo de habilitação em Campo Grande. O número representa 78% dos convocados no programa CNH Social.
Os dados apontam que 1.582 dos 1.650 classificados no sorteio foram convocados nos dois últimos mutirões, realizados aos sábados na agência central do departamento. 85 inscritos são PcD (Pessoa com Deficiência) e apenas 68 tiveram problemas com a documentação requerida pelo programa.
O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, destaca que, além do viés social, o projeto traz qualificação e melhora o trânsito. Ele destaca que não basta se inscrever e receber a CNH em casa, todo processo requer dedicação. “O Governo do Estado arca com todos os custos da CNH, mas por outro lado, o aspirante a motorista precisa se dedicar e passar por todas as etapas. Não é um processo fácil”, pontuou.
Etapas - Após a entrega de documentos e captura de imagem, os candidatos aptos irão passar pela etapa de exames, psicológico e de aptidão física e mental. Na sequência, serão encaminhados para o curso teórico técnico e prova teórica, para só depois iniciar as aulas práticas de direção veicular, seguida do exame prático.
Programa - O Programa CNH MS Social vai beneficiar 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social com acesso gratuito à primeira habilitação, nas categorias A, B e AB, em todo Mato Grosso do Sul. Considerando que o custo médio do processo de retirada de cada CNH tem o custo médio de R$ 3,2 mil, serão investidos cerca de R$ 16 milhões, custeados pelo Governo do Estado.