Capital só deve ampliar vacinação na próxima semana
A Secretaria não tem doses suficientes e espera nova remessa para começar a imunizar adolescentes de 12 aos 14
Com doses limitadas, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aguarda que o Ministério da Saúde libere mais vacinas para realizar a ampliação de público vacinado contra a dengue. Em nota enviada ao Campo Grande News, a Secretaria informou que tentará agilizar a remessa no decorrer da semana para que o público de 12 a 14 anos possa receber a imunização a partir da próxima segunda-feira (4).
Na manhã desta segunda-feira (26), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou no Diário Oficial do Estado, resolução que autoriza adolescentes de 12, 13 e 14 anos a receber o imunizante em todo o Estado. Até então, somente crianças de 10 e 11 anos poderiam receber a vacina.
Questionada sobre o início da ampliação da vacinação na Capital, a Sesau disse que seguirá o cronograma já estabelecido previamente pelo município. “O município de Campo Grande manterá neste primeiro momento o público já estabelecido, com ações no decorrer da semana objetivando a ampliação da cobertura e, a partir da próxima segunda-feira a imunização poderá ser ampliada para os outros públicos alvos, de 12, 13 e 14 anos”, explicou.
Também foi informado que no último lote foram recebidas pouco mais de 24,6 mil doses da vacina recebida para atender aproximadamente 28 mil crianças entre 10 e 11 anos de idade. Segundo a secretaria o público de 10 a 14 anos de idade totalizam 78 mil pessoas no município. Sendo em média, 14 mil crianças por faixa etária. Até o momento, mais de 3 mil crianças, entre 10 a 11 anos, foram imunizadas.
"A Sesau ainda está avaliando a ampliação do público, considerando que, até o momento, a orientação do Ministério da Saúde é vacinar apenas crianças de 10 a 11 anos e não foram enviadas novas doses", encerrou.
No país - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a Qdenga, nome do imunizante disponível no SUS contra a dengue, em março de 2023. Devido ao número total de doses a serem recebidas este ano pela fabricante, a japonesa Takeda, ser insuficiente para vacinar toda a população, o Ministério da Saúde definiu que a faixa etária de 10 a 14 ano será imunizada prioritariamente.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.