ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  08    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Centro comunitário ocupado por usuários de drogas é dor de cabeça para moradores

Moradores querem reforma do espaço e pedem academia ao ar livre

Por Izabela Cavalcanti e Antonio Bispo | 15/02/2024 12:37
Centro Comunitário abandonado, no Bairro Novo Paraná, vira casa para casal usuário de droga (Foto: Henrique Kawaminami)
Centro Comunitário abandonado, no Bairro Novo Paraná, vira casa para casal usuário de droga (Foto: Henrique Kawaminami)

Centro comunitário abandonado há 10 anos, na Rua Baraúna, Bairro Novo Paraná, tem causado dor de cabeça aos moradores próximos. O local já virou abrigo para um casal, usuário de drogas.

Por lá, montaram praticamente uma casa, com sofá, mesa de madeira, cadeira e até caixa d’água. Parte do telhado está quebrada e também a obra está inacabada. O espaço é aberto próximo a um campo de futebol e praça.

Elizeu Rodrigues Córdoba, de 65 anos, é morador há 25 anos no bairro. Ele é uma das pessoas que está tentando montar uma diretoria para a Associação dos Moradores.

“O casal chegou há, aproximadamente, 3 meses, eles acumulam todo tipo de lixo e espalham pela praça. Já vimos eles queimando fios diversas vezes e em uma dessas pegou fogo em uma árvore e queimou parte dela”, disse.

Ainda de acordo com ele, os furtos aumentaram na região, inclusive sua esposa foi uma das vítimas, tendo a bicicleta furtada de dentro de casa.

Ele conta ainda que os moradores conseguiram solicitar para a Prefeitura de Campo Grande, a construção de uma academia ao ar livre. Além disso, também já acionaram a equipe de Assistência Social, mas o casal se recusa a sair. Sobre a reocupação do espaço nada foi decidido ainda.

Enquanto a equipe de reportagem estava no local, uma equipe da Guarda Civil Metropolitana chegou para conversar com o casal, mas informaram que é necessário de uma ordem de despejo por parte da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Em nota, a Prefeitura de Campo Grande disse que a Semadur vai encaminhar ao local equipe de fiscalização para fazer o levantamento da área e verificar a questão da invasão, para posteriormente tomar as medidas cabíveis.

Já sobre o Centro Comunitário, a Suasc (Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários) informa que é de responsabilidade dos membros das Associação dos Moradores, a gestão da manutenção dos prédio onde funciona a entidade.

A Suasc pontuou que trabalha em colaboração com os presidentes de bairros para regularizar toda a documentação dessas entidades como as associações de moradores, clubes de mães e similares.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias