Chuva também compromete gabião perto de cachoeira na Avenida Ceará
Os estragos provocados pela chuva que atingiu Campo Grande na última terça-feira (26) continuam sendo contabilizados pela prefeitura da Capital.
Na Praça das Águas, no Jardim Veraneio, o gabião desmoronou. A estrutura armada forma um paredão de pedras usada para resistir à força da enxurrada próximo ao portão da Avenida Ricardo Brandão, que também dá acesso à Avenida Ceará. O lugar é conhecido pela cachoeira que resiste dentro do perímetro urbano, ao lado do Condomínio Cachoeirinha I.
O muro, que deveria estar reto e evitar que terra caia dentro do Córrego Prosa, permitindo o fluxo normal da água, hoje está praticamente todo dentro d’água.
A barreira mais baixa, por exemplo, chega a invadir o córrego. As demais paredes caíram sobre ela. Acima do gabião, parte da terra também desmoronou. Pedras e galhos de árvores estão perto de cair no córrego.
Questionada, a prefeitura informou por meio de nota que “tem mapeado todos os locais onde as chuvas provocaram estragos na malha viária e nós córregos” e que um cronograma de reparos será iniciado assim que as condições climáticas permitirem.
Entre os reparos e serviços que serão realizados, o executivo municipal garantiu estar previsto a recomposição dos muros dos gabiões que foram danificados.
Em dia – Na Avenida Ernesto Geisel, onde além do trecho próximo ao Shopping Norte Sul Plaza, o sistema começou a ser instalado em pontos próximos as ruas Bom Sucesso e do Aquário, nenhum problema foi registrado apesar do grande volume de chuva.
Apesar disso, é possível encontrar pedras dentro do Rio Anhandui, que segundo trabalhadores, acabaram sendo levadas pela enxurrada das margens da Avenida Ernesto Geisel. Os materiais não soltaram dos muros de proteção.