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Capital

Com R$ 14 milhões investidos, novo trecho da Via Morena será entregue no aniversário da cidade

Vinícius Squinelo | 19/07/2011 11:14

Obra liga aeroporto até a Orla Morena, próxima à Vila Planalto. Campo Grande News fez um raio-x da região

Placas indicam que máquinas ainda trabalham para terminar obra na Duque de Caxias.
Placas indicam que máquinas ainda trabalham para terminar obra na Duque de Caxias.

Prevista para ser inaugurada durante as comemorações do aniversário de Campo Grande, 26 de Agosto, as obras da Via Morena - que liga o Aeroporto Internacional à Orla Morena, estão em ritmo acelerado.

O Campo Grande News percorreu a região da avenida Duque de Caxias, via que vai compor o novo trecho da Via Morena, seguindo pela rotatória em frente a Escola Estadual Guia Lopes, onde a avenida continua à esquerda em direção ao Hospital do Exército, ligando a Duque de Caxias até a rotatória da Cabeça de Boi.

Nessa etapa, o trecho entre as avenidas Duque de Caxias e Júlio de Castilho vai incorporar a faixa de domínio da antiga rede ferroviária, próximo à Vila Planalto.

O projeto também inclui a reserva da faixa do canteiro central ao transporte coletivo urbano, uma ciclovia, calçada, sinalização horizontal, paisagismo e arborização. Segundo a ordem de serviço, assinada em novembro de 2009, o investimento na área é de R$ 13,946 milhões.

O espaço entre as avenidas Júlio de Castilho e Duque de Caxias já teve as obras finalizadas.

A equipe da prefeitura ainda trabalha, principalmente em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO), logo no início da avenida Duque de Caxias, próximo à Praça Newton Cavalcante.

Para quem vai para o aeroporto o trânsito é complicado. Logo após o CMO, os dois sentidos da via ficam concentrados em apenas metade da avenida, devido às obras na direção aeroporto – centro.

Já próximo à Base Área de Campo Grande não existe mais divisão de fluxo dos carros, o que deixa o motorista à vontade para dirigir, em uma via com asfalto novo e de boa qualidade.

O problema é que os motoristas ficam à vontade até demais. Com apenas um sinaleiro entre a Base Aérea e o Aeroporto, os condutores abusam da velocidade.

Uma equipe da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) faz orientação na avenida Duque de Caxias. No pouco tempo que a reportagem esteve com os “amarelinhos”, um condutor foi orientado por entrar na contramão e outro multado por ultrapassar o sinal vermelho.

Além do sinaleiro, placas nos dois sentidos da via foram colocadas indicando a existência de radares, que ainda não foram instalados.

Outro problema é a iluminação noturna da via, ainda deficiente diante da ampliação da avenida. Segundo Rodrigo Aquino, secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, tanto o problema da iluminação, quanto dos radares, será resolvido até a inauguração da obra completa.

Foram instaladas ciclovias e calçadas principalmente no sentido aeroporto – centro. Confira os pontos positivos e negativos do trecho antes da inauguração:

Duque de Caxias já com ciclovia e placa de radar, ainda não instalado.
Duque de Caxias já com ciclovia e placa de radar, ainda não instalado.

Asfalto: recém pavimentada, a avenida Duque de Caxias apresenta boas condições, inclusive com três faixas em cada sentido;

Ciclovia: instaladas principalmente na direção aeroporto – centro. Porém, muitas vezes ocupa o mesmo espaço que a calçada. No outro sentido da via, a calçada é de menor comprimento;

Iluminação: fraca no período noturno, principalmente entre o CMO e o Aeroporto. Prefeitura garantiu que problema será resolvido com inauguração da obra, durante comemorações do aniversário da Capital;

Ônibus: os pontos de ônibus foram colocados de forma para que os coletivos não atrapalhem o trânsito na avenida. O problema é que a maioria não possui cobertura para os usuários. Além disso, poucas linhas de ônibus chegam ao aeroporto: duas do centro, duas do Terminal Júlio de Castilho e uma do Terminal Morenão;

Pedestres: problema para atravessar a avenida Duque de Caxias entre o CMO e a Base Aérea, devido ao volume de carros. Apenas um semáforo entre a Base Aérea e o Aeroporto foi instalado, e sem faixa de pedestre;

Praça: enquanto os investimentos na avenida Duque de Caxias mostram resultados, a Praça Newton Cavalcante fica devendo pela falta de cuidados;

Sinalização: apenas um semáforo, e com a maior parte do trecho sem sinalização horizontal. Também existem placas indicando radares que ainda não foram instalados;

Trânsito: entre a Praça Newton Cavalcante (nos encontros das avenidas Tiradentes, Afonso Pena e Duque de Caxias) e a Base Aérea de Campo Grande, o trânsito é lento e complicado. Após a Base Aérea, até o Aeroporto, os motoristas têm a disposição uma avenida larga, e com bom asfalto.

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