Com R$ 14 milhões investidos, novo trecho da Via Morena será entregue no aniversário da cidade
Obra liga aeroporto até a Orla Morena, próxima à Vila Planalto. Campo Grande News fez um raio-x da região
Prevista para ser inaugurada durante as comemorações do aniversário de Campo Grande, 26 de Agosto, as obras da Via Morena - que liga o Aeroporto Internacional à Orla Morena, estão em ritmo acelerado.
O Campo Grande News percorreu a região da avenida Duque de Caxias, via que vai compor o novo trecho da Via Morena, seguindo pela rotatória em frente a Escola Estadual Guia Lopes, onde a avenida continua à esquerda em direção ao Hospital do Exército, ligando a Duque de Caxias até a rotatória da Cabeça de Boi.
Nessa etapa, o trecho entre as avenidas Duque de Caxias e Júlio de Castilho vai incorporar a faixa de domínio da antiga rede ferroviária, próximo à Vila Planalto.
O projeto também inclui a reserva da faixa do canteiro central ao transporte coletivo urbano, uma ciclovia, calçada, sinalização horizontal, paisagismo e arborização. Segundo a ordem de serviço, assinada em novembro de 2009, o investimento na área é de R$ 13,946 milhões.
O espaço entre as avenidas Júlio de Castilho e Duque de Caxias já teve as obras finalizadas.
A equipe da prefeitura ainda trabalha, principalmente em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO), logo no início da avenida Duque de Caxias, próximo à Praça Newton Cavalcante.
Para quem vai para o aeroporto o trânsito é complicado. Logo após o CMO, os dois sentidos da via ficam concentrados em apenas metade da avenida, devido às obras na direção aeroporto – centro.
Já próximo à Base Área de Campo Grande não existe mais divisão de fluxo dos carros, o que deixa o motorista à vontade para dirigir, em uma via com asfalto novo e de boa qualidade.
O problema é que os motoristas ficam à vontade até demais. Com apenas um sinaleiro entre a Base Aérea e o Aeroporto, os condutores abusam da velocidade.
Uma equipe da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) faz orientação na avenida Duque de Caxias. No pouco tempo que a reportagem esteve com os “amarelinhos”, um condutor foi orientado por entrar na contramão e outro multado por ultrapassar o sinal vermelho.
Além do sinaleiro, placas nos dois sentidos da via foram colocadas indicando a existência de radares, que ainda não foram instalados.
Outro problema é a iluminação noturna da via, ainda deficiente diante da ampliação da avenida. Segundo Rodrigo Aquino, secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, tanto o problema da iluminação, quanto dos radares, será resolvido até a inauguração da obra completa.
Foram instaladas ciclovias e calçadas principalmente no sentido aeroporto – centro. Confira os pontos positivos e negativos do trecho antes da inauguração:
Asfalto: recém pavimentada, a avenida Duque de Caxias apresenta boas condições, inclusive com três faixas em cada sentido;
Ciclovia: instaladas principalmente na direção aeroporto – centro. Porém, muitas vezes ocupa o mesmo espaço que a calçada. No outro sentido da via, a calçada é de menor comprimento;
Iluminação: fraca no período noturno, principalmente entre o CMO e o Aeroporto. Prefeitura garantiu que problema será resolvido com inauguração da obra, durante comemorações do aniversário da Capital;
Ônibus: os pontos de ônibus foram colocados de forma para que os coletivos não atrapalhem o trânsito na avenida. O problema é que a maioria não possui cobertura para os usuários. Além disso, poucas linhas de ônibus chegam ao aeroporto: duas do centro, duas do Terminal Júlio de Castilho e uma do Terminal Morenão;
Pedestres: problema para atravessar a avenida Duque de Caxias entre o CMO e a Base Aérea, devido ao volume de carros. Apenas um semáforo entre a Base Aérea e o Aeroporto foi instalado, e sem faixa de pedestre;
Praça: enquanto os investimentos na avenida Duque de Caxias mostram resultados, a Praça Newton Cavalcante fica devendo pela falta de cuidados;
Sinalização: apenas um semáforo, e com a maior parte do trecho sem sinalização horizontal. Também existem placas indicando radares que ainda não foram instalados;
Trânsito: entre a Praça Newton Cavalcante (nos encontros das avenidas Tiradentes, Afonso Pena e Duque de Caxias) e a Base Aérea de Campo Grande, o trânsito é lento e complicado. Após a Base Aérea, até o Aeroporto, os motoristas têm a disposição uma avenida larga, e com bom asfalto.