Com 700 denúncias de aglomerações, prefeito alerta: "pode custar caro"
Em três dias os fiscais da Semadur, Sesau e a Guarda orientaram 69 comerciantes a fecharem as portas

Entre a sexta-feira (15) e o domingo (17), os fiscais da Prefeitura de Campo Grande receberam quase 700 denúncias sobre aglomerações no município. Neste mesmo período, 69 comerciantes foram orientados a fechar as portas dos estabelecimentos após o toque de recolher. Os números preocuparam o prefeito Marquinhos Trad (PSD) que alerta para o aumento do número de casos do coronavírus.
Durante live realizada nesta segunda-feira, Marquinhos comentou que o retorno das atividades comerciais ocorreram a pedido das categorias, mas são observados alguns excessos, “daqueles que se utilizaram do discurso da pobreza, da falência” para reabrir, pontuou.
Ele lembrou dos argumentos usados pelos comerciantes para pedir a reabertura das atividades e lamentou que o acordo para a liberação das atividade não está sendo cumprido. “Essas desobediências podem custar muito caro para toda a nossa cidade. Por isso, a gente tem pedido para vocês por favor obedeçam aquilo que vocês combinaram com a Prefeitura”, declarou.
Na sexta, foram fechados 17 estabelecimentos no município, outros 24 no sábado e mais 20 no domingo. O total de pessoas abordadas nestes três dias foi 342 e mais 148 veículos.
As fiscalizações foram realizadas pela Guarda Municipal, agentes da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e, segundo o prefeito, outros servidores que não necessariamente são fiscais. “Não tem número de funcionários para dar conta”, declarou enfatizando o alto número de denúncias.
O Campo Grande News publicou registros de aglomerações no fim de semana, como rave em chácara na saída para Rochedo, festa no Portal Caiobá e campeonato de pipa no Jardim Carioca e o prefeito comentou sobre os casos.
“Está tendo festa com 6, 7, 1o cantores ao vivo. Depois a culpa vai ser de quem?”, questionou e pedindo “por favor” para as pessoas ficarem em casa. O prefeito lamentou ainda a necessidade de se fiscalizar “adultos”.
No domingo, o número de casos confirmados da doença bateu recorde no Estado, com 62 testes positivos. Hoje, foram 43 novas confirmações. Com isto, salta para 613 as confirmações em Mato Grosso do Sul, sendo 181 só em Campo Grande.