Com atendimento gratuito, campanha alerta para câncer ocular infantil
Movimento foi criado por Tiago Leifert e a esposa Daiana Garbin quando descobriram a doença na filha
Representando 4% de todos os cânceres infantis, o diagnóstico precoce do retinoblastoma é o principal objetivo da campanha “De Olho nos Olhinhos”, que acontece neste sábado (21), no Shopping Campo Grande. O atendimento com especialista será gratuito, das 10h às 22h.
A campanha foi idealizada pelo jornalista Tiago Leifert e a esposa Daiana Garbin, após a filha do casal, Lua, na época com 11 meses, ser diagnosticada com o câncer no olho em estado avançado. A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos especializados.
Aqui em Campo Grande, a campanha contará com a especialista em oftalmologia infantil, a médica fundadora do setor de Catarata Congênita da Santa Casa, Talita Richards de Andrade. Ela explica que a retinoblastoma é uma doença muito rara, sendo normalmente 200 a 300 casos por ano no Brasil.
"Não tenho um número específico para Mato Grosso do Sul, mas representa cerca de 4% de todos os cânceres infantis. A campanha visa informar, levar o conhecimento sobre a doença para todos os pais e fazer com que mais crianças sejam salvas devido ao diagnóstico precoce", destaca.
Talita detalha alguns sinais que os pais precisam ficar atentos, entre eles, o "olho de gato". "O reflexo branco nas pupilas após uma fotografia com flash, que é normalmente vermelho, estrabismos e o nistagmo, que é quando o olho fica balançando. Esses sintomas aparecem normalmente quando a doença já progrediu bastante. Por isso a avaliação oftalmológica periódica se faz fundamental, mesmo sem nenhum sintoma", reforça.
A realização do Teste do Reflexo Vermelho, o TRV, conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Esta campanha tem apoio da rede Allos, que inclui o Shopping Campo Grande. A Liga do Bem vai participar com a animação e distribuição de balões, além de material de pintura para as crianças.
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