ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com atendimento gratuito, campanha alerta para câncer ocular infantil

Movimento foi criado por Tiago Leifert e a esposa Daiana Garbin quando descobriram a doença na filha

Por Kamila Alcântara | 20/09/2024 17:51
Criança com reflexo branco no olho, um dos sinais do retinoblastoma (Foto: Reprodução)
Criança com reflexo branco no olho, um dos sinais do retinoblastoma (Foto: Reprodução)

Representando 4% de todos os cânceres infantis, o diagnóstico precoce do retinoblastoma é o principal objetivo da campanha “De Olho nos Olhinhos”, que acontece neste sábado (21), no Shopping Campo Grande. O atendimento com especialista será gratuito, das 10h às 22h.

A campanha foi idealizada pelo jornalista Tiago Leifert e a esposa Daiana Garbin, após a filha do casal, Lua, na época com 11 meses, ser diagnosticada com o câncer no olho em estado avançado. A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos especializados.

Aqui em Campo Grande, a campanha contará com a especialista em oftalmologia infantil, a médica fundadora do setor de Catarata Congênita da Santa Casa, Talita Richards de Andrade. Ela explica que a retinoblastoma é uma doença muito rara, sendo normalmente 200 a 300 casos por ano no Brasil.

"Não tenho um número específico para Mato Grosso do Sul, mas representa cerca de 4% de todos os cânceres infantis. A campanha visa informar, levar o conhecimento sobre a doença para todos os pais e fazer com que mais crianças sejam salvas devido ao diagnóstico precoce", destaca.

Talita detalha alguns sinais que os pais precisam ficar atentos, entre eles, o "olho de gato". "O reflexo branco nas pupilas após uma fotografia com flash, que é normalmente vermelho, estrabismos e o nistagmo, que é quando o olho fica balançando. Esses sintomas aparecem normalmente quando a doença já progrediu bastante. Por isso a avaliação oftalmológica periódica se faz fundamental, mesmo sem nenhum sintoma", reforça.

A realização do Teste do Reflexo Vermelho, o TRV, conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Esta campanha tem apoio da rede Allos, que inclui o Shopping Campo Grande. A Liga do Bem vai participar com a animação e distribuição de balões, além de material de pintura para as crianças.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias