Com candidatos de menos, eleição para conselheiro tutelar é cancelada
Após polêmica envolvendo as provas de seleção e a prorrogação do mandato dos atuais conselheiros tutelares em Campo Grande, o processo de escolha dos substitutos foi cancelado, conforme decisão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tomada em reunião no dia 10 de março e tornada pública hoje.
De acordo com a deliberação publicada no Diário Oficial o Município, a decisão de cancelamento do processo eleitoral atende a recomendação do Ministério Público Estadual e está de acordo com Parecer da Procuradoria Jurídica do Município.
O problema, como cita a deliberação, é que não foram aprovados candidatos em quantidade suficiente para manter em funcionamento os conselhos tutelares existentes em Campo Grande.
A eleição é para escolha de 15 conselheiros titulares e 30 suplentes, mas nas provas de seleção foram aprovados apenas 28 pessoas.
O mandato dos conselheiros é de 3 anos e a remuneração é em torno de dois mil reais.
O mandato dos atuais integrantes dos conselhos, que venceria no dia 3 de março, foi prorrogado para o até o dia 25 de abril.
A votação para escolha dos novos conselhos tutelares estava prevista para 10 de abril e agora a situação ficou indefinida, já que a publicação que cancela o processo de escolha não cita que encaminhamento vai ser dado.