Com covid em alta e fumaça, orientação é votar de máscara e não levar criança
Recomendações foram feitas hoje (3) pela secretária municipal de Saúde, Rosana Leite
A soma de tempo seco, quente, esfumaçado e a alta nos casos de Covid-19 observada nas últimas quatro semanas em Campo Grande, inspira cuidados extras para ir votar nas eleições municipais deste domingo (6).
O uso de máscara, principalmente entre idosos, e deixar as crianças em casa, quando possível, são os mais recomendados pela secretária municipal de Saúde, Rosana Leite. Ela falou sobre o tema durante entrevista dada hoje (3).
A máscara é para evitar inalar materiais particulados presentes na fumaça e também para reduzir a exposição ao vírus que causa a Covid-19, explicou. "Vai ficar mais agradável".
Como os locais de votação concentram muitas pessoas, é melhor o eleitor ir sozinho, se puder. As crianças ficarão mais protegidas em casa.
A secretária acrescentou que o clima pede uso de roupas mais leves e que é bom levar uma garrafinha como companheira de votação.
Redução - Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) mostram que o atendimento em unidades de saúde são reduzidos nos dias de votação. "Principalmente manhã e tarde. À noite, começa a crescer um pouco", descreve Rosana.
Caso alguém passe mal nos locais de votação ou haja algum acidente de trânsito, todas as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estarão operantes e poderão encaminhar pacientes para UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) ou CRSs (Centros Regionais de Saúde). Eles estarão abertos normalmente.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.