ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, TERÇA  27    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com falta de sangue, hospital faz blitz para divulgar Hemosul no Rosa Pedrossian

Ação foi no cruzamento das avenidas Gunter Hans com a Conde de Boa Vista, em frente ao hospital

Por Viviane Oliveira e Clara Farias | 27/08/2024 09:15
Zé Sanguinho durante a blitz que foi realizada nesta manhã (Foto: Clara Farias)
Zé Sanguinho durante a blitz que foi realizada nesta manhã (Foto: Clara Farias)

Com a participação do mascote Zé Sanguinho, equipe do Hemosul, do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), fez na manhã desta terça-feira (27) blitz educativa para ampliar as doações de sangue. A ação foi no cruzamento das avenidas Gunter Hans com a Conde de Boa Vista, na região do Conjunto Aero Rancho, em Campo Grande.

Conforme Erika Cristine Marrer, coordenadora da Unidade de Banco de Sangue do Hospital Regional, a blitz é para aumentar as doações, porque várias pessoas que moram na região não têm conhecimento da unidade. Geralmente os doadores procuram mais o Hemosul no Centro. A unidade de doação de sangue no HR existe há 10 anos.

Segundo a coordenadora, no total são realizadas de 20 a 25 transfusões por dia no hospital. “Estamos com estoque baixo de sangue, principalmente o da tipagem O +. Por ser o mais comum, há muito mais transfusões, então acaba que precisa mais desse sangue e tem baixo índice de doação. Além O + que está em baixa , o A- também está. Toda a tipagem é bem vinda”, afirmou.

Erasmo Valdez não sabia que no Hospital Regional tinha unidade do Hemosul (Foto: Clara Farias)
Erasmo Valdez não sabia que no Hospital Regional tinha unidade do Hemosul (Foto: Clara Farias)

No evento, a equipe distribuiu panfletos informativos sobre o processo de doação e a sua importância para salvar vidas. Aguardando a irmã que vinha de Bela Vista passar por consulta, o aposentado Erasmo Valdez, 75 anos, disse que sempre doou sangue. “Faz tantos anos que eu doo que nem me recordo quando comecei”, contou.

Ele não sabia que no HR tinha uma unidade do Hemosul. “Recentemente, a minha esposa ficou internada por 14 dias aqui, no Regional. Se soubesse, tinha aproveitado para doar sangue. Costumo ir mais no Hemosul do Centro, doo sangue todo ano. Minha tipagem é O + justo a tipagem que estão precisando. Vou me organizar e vir na semana que vem doar”, destacou.

A unidade do Hemosul no Hospital Regional funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Conforme a assessoria de imprensa, estudo feito nos três bairros no entorno do Hospital Regional, Aero Rancho, Guanandi e Tijuca,  mostra que há aproximadamente 50 mil potenciais doadores que não têm conhecimento da unidade do Hemosul no regional.

Blitz educativa chama atenção para doação de sangue (Foto: Clara Farias)
Blitz educativa chama atenção para doação de sangue (Foto: Clara Farias)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias