ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com novo visual e mais moderna, CNH será relançada nesta quarta em MS

Nova versão do documento terá cores verde e amarelo predominantes e uso de nome social será permitido

Ana Paula Chuva | 31/05/2022 13:01
Novo modelo de CNH será implantado de forma gradual. (Foto: Divulgação)
Novo modelo de CNH será implantado de forma gradual. (Foto: Divulgação)

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai ganhar um novo visual. Em Mato Grosso do Sul, a nova versão do documento será lançada durante um evento no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, às 9h desta quarta-feira (1°).

O evento contará com a presença do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), do secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, do diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, e do presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Gileno Gurjão Barreto.

Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o documento ficará “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.

Além disso, foi incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, permitindo ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros e, como terá informações em inglês e francês facilitará o uso em outros países.

Outra novidade é que a CNH agora trará as cores verde e amarelo de forma predominante. A assinatura do motorista agora fica abaixo da foto e as categorias para as quais o motorista está habilitado será marcada por desenhos de veículos. Já a indicação de CNH temporária ou definitiva será marcada pelas iniciais P ou D no canto superior direito.

As mudanças já estavam previstas desde dezembro de 2021 quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, no entanto, a substituição do documento não é obrigatória e será implantada de forma gradual para novas habilitações e nos casos de renovação e emissão de segunda via.

Nos siga no Google Notícias