Consórcio que MS faz parte assina acordo para comprar 28 milhões de vacinas
Expectativa é de que as doses da Sputnik V cheguem ao País ainda no primeiro semestre deste ano
O Consórcio Brasil Central, do qual Mato Grosso do Sul faz parte, assinou acordo com o RDIF (Fundo Russo de Investimento Direto) para a compra de 28 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. Além do Estado, participam do grupo o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia.
Desenvolvida na Rússia, a Sputnik aguarda autorização da Anvisa para ser aplicada no Brasil. Segundo publicação de estudos, as duas doses do imunizante apresentaram eficácia de 91,6%.
“Essa compra é muito importante porque avança, assim que chegar essas doses, a quantidade de pessoas imunizadas em Mato Grosso do Sul e em todos os estados que fazem parte do Brasil Central”, disse o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta terça-feira (20).
Na semana passada, o governador Reinaldo Azambuja visitou a fábrica da Farmacêutica União Química, em Brasília, onde será produzida e fabricada a vacina russa.
A expectativa é de que as doses da Sputnik V cheguem ao País ainda no primeiro semestre deste ano, no entanto, a rapidez no processo depende também da aprovação pendente na Anvisa.
A intenção do consórcio é que os estados sejam ressarcidos caso as vacinas tenham de ser encaminhadas ao Ministério da Saúde para aplicação em todo o País.