ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Sesau publica nota de apoio aos servidores após voz de prisão em UPA

Médica foi abordada por policiais no local após suposta omissão de socorro a criança

Por Cassia Modena | 03/04/2025 11:59
Sesau publica nota de apoio aos servidores após voz de prisão em UPA
Pessoas aguardando na entrada da UPA Coronel Antonino (Foto: Osmar Veiga)

Nesta quinta-feira (3), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicou em suas redes sociais uma nota de apoio aos seus servidores. A postagem foi feita dois dias depois da confusão que envolveu médica, o pai de uma criança e policiais militares na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande publicou uma nota de apoio aos seus servidores após um incidente na UPA Coronel Antonino, onde uma médica recebeu voz de prisão por suposta omissão de socorro a uma criança. A Polícia Militar esclareceu que não houve prisões e que a criança estava sendo atendida. A Sesau destacou a sobrecarga nas unidades devido ao aumento de atendimentos e reafirmou a dedicação dos profissionais. A nota enfatiza que não houve omissão e que todos os protocolos foram seguidos, expressando apoio e reconhecimento aos servidores.

A servidora recebeu voz de prisão de um policial por suposta omissão de socorro à criança na terça-feira (1º), segundo apurou o Campo Grande News com a também médica Rosimeire Arias, vice-presidente do Simed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul). Ela foi chamada à UPA para verificar a situação no dia da ocorrência.

A Polícia Militar se pronunciou ontem (2), em nota, esclarecendo que não houve prisões e confirmando que agentes chegaram a ser acionados, mas constataram que a criança estava sendo medicada e recebendo o atendimento necessário ao entrarem na unidade.

"Foi solicitado que a criança aguardasse enquanto a médica responsável procurava um leito. O pai da criança, insatisfeito, registrou um boletim de ocorrência na delegacia. Contudo, antes mesmo do retorno do pai à UPA, a paciente já estava recebendo medicação", afirmou a secretaria.

A confusão ocorreu em dia de superlotação nas unidades, que estão sendo mais procuradas na época de circulação de vírus respiratórios.

Leia nota de apoio publicada pela Sesau:

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público manifestar seu apoio e reconhecimento à equipe da unidade da UPA Coronel Antonino, envolvida no atendimento recentemente exposto nas redes sociais e na imprensa.

Sabemos que os desafios enfrentados diariamente nas unidades são muitos, especialmente diante do aumento expressivo na demanda por atendimentos, que aumentou de uma média de 3 mil para 5 mil pessoas por dia.

Mesmo em meio a esse cenário de sobrecarga, os profissionais seguiram todos os protocolos assistenciais com ética, respeito e comprometimento, garantindo os cuidados necessários à criança atendida naquele plantão e demais pacientes.

É importante esclarecer que não houve omissão de socorro, e que todas as condutas adotadas foram pautadas na responsabilidade e na segurança do paciente.

A Sesau reconhece e valoriza a dedicação, o profissionalismo e o esforço de cada servidor que, mesmo sob pressão, permanece firme no propósito de cuidar da população com dignidade e humanidade.

Estamos atentos e solidários aos impactos que situações como essa podem gerar na equipe. Por isso, reforçamos que vocês não estão sozinhos.

A pasta permanece ao lado de cada um, oferecendo o suporte necessário e reafirmando a confiança no trabalho que realizam todos os dias.

Foi adotado um conjunto de medidas, com ações firmes e concretas, que visam a melhoria da qualidade no ambiente de trabalho.

Assim, reiteramos nosso reconhecimento a todos os profissionais atuantes de todas as unidades pertencentes a essa Secretaria Municipal de Saúde.

Nosso respeito, cuidado e gratidão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias