ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Cratera engole trecho de ciclovia e oferece risco no São Conrado

Buraco surgiu há semanas, mas aumentou com chuvas fortes e segue crescendo

Por Maristela Brunetto e Murilo Medeiros | 24/04/2025 09:10

Cratera engole trecho de ciclovia e oferece risco no São Conrado
Extensa cratera dificulta a passagem de ciclistas e pedestres em trecho de ciclovia (Fotos: Marcos Maluf)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma cratera se formou na Rua Wilson Paes de Barros, no bairro São Conrado, em Campo Grande, engolindo parte de uma ciclovia e oferecendo risco a pedestres e ciclistas. A situação é agravada pela falta de iluminação pública e o fluxo rápido de veículos na via. O problema foi causado por um vazamento na tubulação de drenagem de água da chuva. A prefeitura informou que a empresa responsável aguarda condições climáticas favoráveis para iniciar os reparos. O incidente ocorre em meio a fortes chuvas que têm danificado várias vias da cidade.

Quem segue a pé ou bicicleta Rua Wilson Paes de Barros, uma das principais do São Conrado, na saída para Sidrolândia, precisa de muito cuidado, diante de uma cratera imensa que se formou e já engoliu quase toda a ciclovia. A situação é especialmente perigosa porque se trata de uma via de fluxo rápido e quem passa por ali precisa atravessar bem perto dos carros.

É possível ver que o solo é arenoso e mina água em uma parte do buraco. A região é conhecida por ter o lençol freático superficial. Esse cenário gera a preocupação de que a cratera vá se expandir.

Cratera engole trecho de ciclovia e oferece risco no São Conrado
Aury é corredor e passa pelo trecho no dia a dia: preocupação com a segurança

O aposentado Aury Vieira, 64 anos, pratica corrida na região. Ele aponta que o buraco começou a surgir há semanas e foi crescendo. Ele teme pela segurança dos pedestres e ciclistas, diante da proximidade com a rua. “O pessoal tem que passar pela grama, perto dos carros, é perigoso.”

Um fato que agrava a situação é que não há iluminação pública, oferecendo risco adicional para quem passar por ali à noite. É o caso do pintor Armando Ribeiro, de 59 anos, que atravessa a vida pela manhã e à noite, na ida e volta do trabalho. Ele disse que já quase caiu no buraco uma noite. “Não dá pra enxergar quase nada.” Uma tela foi colocada pela Agetran para limitar o trecho sob risco.

As chuvas fortes das últimas semanas castigaram a cidade, causando muitos buracos e deixando ruas intransitáveis. Em entrevista recente ao Campo Grande News, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, disse que o tapa-buracos era a medida emergencial necessária, embora o mais adequado seja o recapeamento de vias.

Cratera engole trecho de ciclovia e oferece risco no São Conrado
Armando passa pelo local na ida e volta do trabalho e quase caiu à noite: via não tem iluminação

Sobre os reparos na via do São Conrado, a Prefeitura informou que houve vazamento na tubulação responsável pela drenagem da água da chuva, causando o dano no pavimento. Há contrato vigente com empresa dentro do projeto Vias Estruturantes e a responsável aguarda a melhoria das condições do tempo para poder recuperar o trecho.

R$ 10 milhões- O Diário Oficial de hoje da Prefeitura traz a contratação da empresa Macro Engenharia e Construções Ltda. Pelo valor de 10.039 milhões para a realização de obras no bairro vizinho, Santa Emília, para obras de revitalização/ construção de praças, calçadas e ciclovia.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias