O grande massacre dos gatos levou à peste
De modo geral, a Idade Média não foi uma boa época para os gatos na Europa. Os gatos, tinham de fato, má reputação. Eram considerados maléficos, detentores de poderes assustadores. Uma bula papal de 1.233 chegara a especificar que os gatos pretos eram servos do diabo. Até se corria o risco de ser acusado de feitiçaria pelo simples fato de se ter um…
Os bichanos sumiram.
A Inquisição se encarregou de eliminá-los. Os pobres bichanos desapareceram das cidades e dos portos, deixando o terreno livre para os ratos, sua presa ancestral. Por ironia do destino, quando o Papa Inocência VII exigiu que fizessem a erradicação dos gatos, a Europa foi devastado pela peste. Estima-se que, em cinco anos, a peste negra fez 25 milhões de vítimas, algo como 30% a 50% da população europeia. A peste negra é levada, de casa em casa, pelos ratos.
Matar gatos era diversão dos operários.
Quinhentos anos depois, perto da Revolução Francesa, dois aprendizes de uma gráfica em Paris, resolveram matar todos os gatos que descobrissem. Os dois jovens eram maltratados pelos donos da gráfica. A comida a eles servida nem os animais suportavam. Como os gatos eram adorados pelos proprietários da gráfica e os aprendizes perdiam o sono pela barulheira noturna por eles causada, resolveram matá-los. Riam muito do sofrimento dos bichanos. A matança se expandiu pela região de Paris onde estava localizado essa gráfica. Os aprendizes de todas as fábricas, transformaram em diversão, mataram todos os gatos da cidade.
Um negócio bilionário.
Desde a década de 1.960, quando os casais passaram a não desejar ter filhos, os pets, nome dado aos animais de estimação, passaram a ocupar o espaço emocional das crianças. Os animais, antes abandonados à própria sorte ou sacrificados em nome de coisa alguma, da burrice de alguns, passaram a ser paparicados como se fossem bebês. A criação de um negócio bilionário surgiu como por encanto. O Brasil passou a criar quase 170 milhões de pets, uma das maiores populações do mundo. Os bichanos brasileiros ultrapassam a soma das quatro maiores torcidas de futebol - Corinthians, Flamengo, São Paulo e Palmeiras reúnem cerca de 100 milhões de torcedores. Campo Grande surfa nos mesmos pelos. Tem quase 230 mil cães e 65 mil gatos. Em cada esquina há um petshop. Ao contrario da Idade Média, esta é uma boa época para ser pet.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.