Adiós colonoscopia? O exame de sangue oculto em fezes
Não há dúvida, o dia que antecede uma colonoscopia é próximo da entrada do inferno. Provavelmente, todos os brasileiros com mais de 50 anos que estejam lendo estas linhas tenham passado por essa difícil experiência. Não resta dúvida, por outro lado, a colonoscopia é um exame dificílimo de ser submetido, mas é altamente eficiente, especialmente na prevenção do câncer de cólon. Mas a Europa está dando uma nova possibilidade aos idosos.
Cartas para os idosos.
Enviam cartas, de dois em dois anos, para cada cidadão dessa idade, convidando-os a realizar um teste de sangue oculto nas fezes. O teste é bem simples, basta recolher uma amostra de suas deposições e analisá-las para identificar eventuais marcas cancerígenas bem antes dos sintomas surgirem. Se o teste dá positivo, o cidadão será convidado para fazer uma colonoscopia, técnica muito invasiva que explora o intestino por dentro para verificar a origem do sangramento.
Qual é melhor?
A comunidade cientifica havia colocado em debate qual desses dois exames era mais eficiente. Muitos deles, tinham dúvida sobre o teste de sangue oculto em fezes. Uma nova pesquisa, no entanto, publicada há pouco dias na revista cientifica “The Lancet”, pacificou o debate. Foi realizada com nada menos de 57.000 pessoas e demonstrou que o exame de sangue oculto em fezes é tão eficaz como uma colonoscopia para reduzir a mortalidade.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.