Espetáculo sobre mitos do Cerrado chega de graça à zona rural de Sonora
A ideia é simples: levar o teatro até onde as pessoas vivem.
Nesta quarta-feira (23), moradores da zona rural de Sonora vão receber uma visita especial: o teatro. O projeto Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul leva à Escola Municipal Irmã Araudi, no Parque Novo Horizonte, a peça “Pelega e a Porca Prenha – Na Mata do Pequi”, um espetáculo gratuito inspirado nos mitos e lendas do Cerrado brasileiro. A apresentação começa às 14h30.
A peça é uma fábula popular criada pelo Grupo UBU, companhia sul-mato-grossense que está viajando por 12 cidades do país com o objetivo de levar cultura a lugares onde o acesso à arte ainda é raro. O projeto foi contemplado pela Funarte (Fundação Nacional de Artes), através da Bolsa Myriam Muniz de Teatro, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
A ideia é simples: levar o teatro até onde as pessoas vivem. “Fizemos uma escolha consciente de atravessar fronteiras físicas e simbólicas. Queremos chegar em lugares onde a arte, às vezes, é uma visita rara”, explica o diretor do grupo, Anderson Bosh.
Depois da apresentação, os artistas promovem uma vivência com professores da escola, abordando temas ligados à cultura, educação e cotidiano.
Nas duas primeiras paradas do circuito, em Corumbá e Rondonópolis, o grupo emocionou crianças que, em muitos casos, estavam vendo uma peça teatral pela primeira vez. “Agora em Sonora, seguimos com o mesmo desejo: fazer da arte uma experiência lúdica”, diz o ator Edner Gustavo.
O projeto continua sua viagem por outras cidades do Mato Grosso do Sul e também por estados como Goiás, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.