CTA suspende atendimento por conta de reparos a estragos causados por temporal
Chuva deslocou as telhas e fez com que o forro cedesse em consultório
O temporal que atingiu a Capital nesta tarde (06) deslocou as telhas de parte da estrutura do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Campo Grande, fazendo com que o forro cedesse e desabasse sobre um dos consultórios. Por conta disso, amanhã (07) os atendimentos na unidade estarão suspensos para que sejam feitos os reparos na estrutura.
Haverá uma equipe no local para atender os pacientes que eventualmente procurem atendimento por demanda espontânea. Os pacientes agendados terão o atendimento remarcado. O CTA oferta testes rápidos de ISTs, coleta de exames laboratoriais e faz o atendimento ambulatorial especializado em ginecologia IST e urologia IST, além da dispensação de antirretrovirais para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP).
Os prejuízos com equipamentos e materiais ainda estão sendo contabilizados, informou a prefeita na noite desta quinta-feira (06). O temporal do fim da tarde desta quinta-feira (6) destelhou pelo menos nove casas, derrubou 20 árvores e deixou ao menos 39 bairros de Campo Grande sem energia. Um deles é as Moreninhas onde para da Upa (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) ficou no escuro.
Diante dos estragos uma equipe da Divisão de Manutenção Predial da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) foi acionada para fazer uma análise preliminar dos estragos nas unidades de saúde, para que seja possível proceder com os reparos. Nos dois últimos meses, a Sesau iniciou uma força-tarefa para fazer o reparo e manutenção preventiva das coberturas das unidades de saúde, a fim de evitar transtornos provocados pelas chuvas.
Até o momento, oito unidades já receberam melhorias e o cronograma estabelecido pela secretaria prevê intervenções em pelo menos outras 15 unidades. Os ventos na Capital atingiram, às 16h45 de hoje, 77,8 km por hora, segundo o meteorologista Natálio Abrahão.
Além das casas, o Corpo de Bombeiros recebeu ao menos 20 chamados para cortes de árvores. O temporal também demandou esforço extra das equipes a Energisa, que nesta noite trabalha para religar a luz em 39 bairros.