ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Das 7h às 22h, van do Juizado de Trânsito atua para resolver acidente sem vítima

O serviço gratuito fica disponível diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados

Aline dos Santos | 26/08/2022 11:55
Van do Juizado de Trânsito é a oportunidade de resolver acidentes com acordo. (Foto; Divulgação/TJ)
Van do Juizado de Trânsito é a oportunidade de resolver acidentes com acordo. (Foto; Divulgação/TJ)

Das 7h às 22h, a van do Juizado de Trânsito pode ser acionada em Campo Grande para atuar em casos de acidentes sem vítimas. O serviço gratuito fica disponível diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A van pode ser acionada em acidentes que não envolvam carros oficiais, que não resultem em dano ao patrimônio público (postes, semáforos), ou em ferimentos e morte. Ao requisitar o serviço, é necessário que os condutores estejam com os documentos pessoais e dos veículos regulares.

O Juizado de Trânsito vai até o local do acidente para ajudar os envolvidos a chegarem a um acordo. Um policial do Batalhão de Trânsito e um conciliador levantarão informações e tentarão um acordo entre as partes para a reparação dos prejuízos.

O policial fará a avaliação e um esboço do croqui do acidente, além de colher declaração das pessoas, tornando oficial tudo o que for levantado de informações e facilitando um eventual julgamento quando não houver acordo entre as partes. Já o conciliador buscará esse acerto entre as partes, verificará se alguém reconhece a responsabilidade desde logo e assume então o prejuízo do lesado, com a obrigação de reparar os danos.

Se não houver acordo, o conciliador assume o papel de advogado de todos os envolvidos, redigindo uma petição inicial que será levada ao Juizado Especial e terá o trâmite regular de um processo, com comparecimento dos envolvidos, apresentação de provas, testemunhas e todas as suas fases e atos, o que significa um maior tempo até a solução do conflito.

Quando o desejo for, realmente, de apresentar a demanda ao Juizado de Trânsito para que seja instaurado o processo, o ideal é que a parte interessada compareça com todas as provas possíveis, como imagens das câmeras de segurança dos comércios em volta, fotografias do acidente, dos danos causados no veículo e orçamentos de oficinas.

Serviço – Em Campo Grande, a van do Juizado de Trânsito pode ser acionada por meio dos telefones 159 ou 0800-647-1333.

Quando o acidente envolver situações que fogem da competência do Juizado Especial, as partes devem solicitar o deslocamento de  viatura pelo número 190 ou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo telefone 192, quando há vítimas.

Nos siga no Google Notícias