Defensoria fará mais dois mutirões virtuais para vagas em escolas municipais
Famílias devem fazer solicitação para atendimento na plataforma digital da Defensoria
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul planeja realizar mais dois mutirões para atender famílias que buscam vagas em escolas municipais de ensino infantil de Campo Grande devido à grande demanda do primeiro atendimento, que aconteceu no dia 29 de janeiro.
Realizada pelo Nudeca (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), a ação tem o objetivo de garantir que o maior número possível de crianças e adolescentes sejam atendidas e estejam inseridas na Rede Pública de Ensino, zelando por seus direitos como pessoa humana.
No primeiro mutirão virtual, foram atendidas 208 famílias e de acordo com a defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, as principais solicitações foram para crianças de 0 a 3 anos, não contempladas com vagas na Rede Municipal de Ensino.
“Além disso, também tivemos procura para casos em que as vagas concedidas são em escolas longe da residência da criança ou que provoca a separação do grupo de irmãos. A maioria dos pedidos tem sido acolhidos pela Justiça e o Poder Público tem cumprido as decisões”, explicou a defensora.
Por conta do começo do ano letivo, a procura pelo mutirão foi alta e, então, o Nudeca fará outros dois mutirões para atender essas famílias nos meses de fevereiro e março.
“No último dia 20, foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, a lista de designação de alunos para as unidades escolares da Capital, o que gerou aumento significativo nos pedidos de atendimento por meio da plataforma on-line da Defensoria Pública.”, pontuou Débora.
Para participar dos próximos mutirões virtuais, os responsáveis devem formalizar a solicitação pela plataforma digital da Defensoria clicando aqui e detalhar que o atendimento é referente às vagas nas escolas municipais.