Defesa Civil mantém monitoramento dos bairros afetados por temporal
Pelo menos seis bairros são considerados área de risco pela Defesa
Seis dias após a forte chuva que causou prejuízos em Campo Grande, a Defesa Civil informou que continua o monitoramento das áreas consideradas de risco . Entre elas estão bairros como Taquarussu, Jockey Clube, Pequena Flor I, Amambai, Guanandi e Nha-Nhá, segundo aponta o coordenador da Defesa Civil na Capital, o coronel da Polícia Militar Paulo César Monteiro Aires.
Ele revela que o monitoramento será reforçado nos próximos dias, principalmente pela previsão de fortes chuvas que podem atingir Campo Grande entre amanhã e quinta-feira. Aires pede que a população tenha atenção redobrada com os primeiros sinais de prejuízos causados e que acione a Defesa pelo 199, telefone disponível 24 horas.
O número tem recebido cerca de 70 ligações por dia, conforme o coordenador.
O coronel também revela que os atendimentos feitos pela Defesa Civil têm contado com a parceria da Secretaria de Assistência Social do município, que identifica e atende as necessidades emergenciais de moradores prejudicados pela chuva, com doações de produtos como alimentos, agasalhos e colchões.
A Prefeitura de Campo Grande, porém, não tem um levantamento preciso de quantos atendimentos a secretaria fez nos últimos dias.
Além disso, o mutirão de limpeza em avenidas, vias de acesso e ruas dos bairros, é outra ação bastante acionada. “A população tem de se conscientizar da questão do lixo. Temos retirados muito lixo nos bueiros nos últimos dias”, afirma o coronel.
Prejuízo – Em um dos bairros mais atingidos, o Guanandi, a dona-de-casa Maria Dilma, de 45 anos, reclama dos danos que sofreu com a forte chuva. “Quando a água começou a entrar em casa, comecei a arrastar móveis, colchão. Mesmo assim perdi estante, guarda-roupa e documentos, que terei de tirar novamente”, relata.
Ela, inclusive, é uma das moradoras que participa do protesto na Avenida Ernesto Geisel (Norte-Sul), que entrou no segundo dia seguido nesta terça-feira.