Depois da chuva forte, bairros da Capital passam por limpeza
Conforme a prefeitura, a maior concentração de trabalhos está no Condomínio da Setvillage, na Rua dos Emboabas
Depois da forte chuva, com ventos de 52 km/h que atingiram a Capital no fim da manhã de ontem, três equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) fazem nesta segunda-feira (27) a poda de árvores, o recolhimento de galhos, a limpeza de boca de lobos e reparos onde houve solapamento (afundamento de solo).
Conforme a prefeitura, a maior concentração de trabalhos está na região do Condomínio da Setvillage, na Rua dos Emboabas, no entorno da Vila Nasser. Na região sul, na saída para Sidrolândia, e no Centro, na ciclovia da Avenida Afonso Pena, ainda há árvores caídas que não foram retiradas. A Sisep recebeu 12 pedidos de poda de árvores em vias públicas e 12 pontos onde serão executados serviços de raspagem para a retirada de terra e de sujeira levada pela água das chuvas.
Árvore de grande porte ainda permanece na Rua Álvaro Cotrim. Ao cair, os galhos puxaram as fiações de energia e telefonia, derrubando o poste próximo ao local. Na hora da queda, os moradores ficaram sem luz. “A energia só foi restabelecida no fim da tarde, às 17h30”, lamentou o instalador de forro Marcelo da Silva Almeida, de 44 anos.
Ele disse que o temporal foi tão forte que também derrubou uma árvore próximo dali, na Rua Marco Aurélio Beier, em frente à Escola Estadual Neyder Sueli. “Essa árvore foi retirada ontem mesmo pelo Corpo de Bombeiros para liberar a via”, contou. As aulas seguem normalmente nesta manhã.
Segundo Marcelo, quando chove os motoristas costumam trafegar justamente nas duas ruas (Álvaro Cotrim e Marco Aurélio Beier) que foram obstruídas pela queda das árvores, porque a Avenida Thirson de Almeida, prolongamento da Ernesto Geisel, costuma alagar.
“Ontem, os veículos tiveram que passar pelo meio da água mesmo. A situação ficou caótica”, destacou. Marcelo citou ainda que uma árvore próxima à casa dele ameaça cair. Ele disse que já solicitou remoção junto à prefeitura, mas ainda não teve retorno.
Ainda houve registro de destelhamento no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no Jardim Aero Rancho, devido à chuva e ventania intensa. O local está funcionando normalmente. Por meio de nota, a SAS (Secretaria de Assistência Social) informou que o atendimento segue normalmente nesta segunda-feira (27) incluindo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Conforme o texto, será feito um remanejamento dos serviços das salas afetadas para garantir o trabalho das equipes do Cadastro Único e o atendimento das crianças. “Ressaltamos que a equipe de manutenção da secretaria já foi avisada e estará na unidade logo no primeiro horário para realizar os reparos necessários”.
Buraco na rua - A chuva também abriu crateras pela cidade. Na Rua Spipe Calarge, por exemplo, um buraco foi flagrado no meio da via. "Uma motociclista quase caiu", disse o leitor Vinícius Santana que passou por lá nesta manhã e fez o registro. Assista, ao vídeo, abaixo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.