ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Em 2023, Capital multou 50 donos de terrenos por causarem queimadas

Imagens aéreas mostram a devastação de terreno no Bairro Tiradentes

Ângela Kempfer | 28/07/2023 15:46


O vídeo acima mostra em imagens aéreas, feitas na semana passada no Bairro Tiradentes, como o fogo se alastra dentro da zona urbana e coloca em risco a saúde da população. Mas entra ano, sai ano, os meses de julho e agosto fazem o campo-grandense sofrer com desrespeito a lei. Desde o início do ano, já foram emitidas 50 multas aos proprietários de terrenos que foram alvo de queimadas.

A Prefeitura de Campo Grande reforça o alerta à população sobre os perigos das queimadas urbanas durante esse período de estiagem. Para reduzir as ocorrências, o Município volta a divulgar os canais específicos para denúncias e atendimentos emergenciais.

Para denúncias de queimadas urbanas sem flagrante, a população é orientada a formalizar o caso pelo canal de teleatendimento da Central 156. Esse serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados das 8h às 12h. Além disso, é possível utilizar o canal digital clicando aqui.

Já em casos de queimadas urbanas com flagrante, ou seja, quando o responsável pelas chamas ainda está no local, a pessoa deve acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo número 153. São 24 horas no ar, para uma resposta rápida.

Nas áreas rurais, a denúncia de queimadas deve ser feita pelo 190, que é da Polícia Militar Ambiental. Esse canal também funciona 24 horas.

Em situações de emergência, com risco para residências, a orientação é também acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Essa linha está disponível 24 horas e conta com uma equipe especializada para lidar com incêndios e outras emergências.

A Semadur lembra que, de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município Lei n. 2909, Artigo 18-A. § 1º, “É vedada a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos”. Neste caso, a multa prevista pode variar entre R$ 2.944,50 e R$11.778,00, dependendo da área afetada".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias