ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Em 2023, Capital multou 50 donos de terrenos por causarem queimadas

Imagens aéreas mostram a devastação de terreno no Bairro Tiradentes

Ângela Kempfer | 28/07/2023 15:46


O vídeo acima mostra em imagens aéreas, feitas na semana passada no Bairro Tiradentes, como o fogo se alastra dentro da zona urbana e coloca em risco a saúde da população. Mas entra ano, sai ano, os meses de julho e agosto fazem o campo-grandense sofrer com desrespeito a lei. Desde o início do ano, já foram emitidas 50 multas aos proprietários de terrenos que foram alvo de queimadas.

A Prefeitura de Campo Grande reforça o alerta à população sobre os perigos das queimadas urbanas durante esse período de estiagem. Para reduzir as ocorrências, o Município volta a divulgar os canais específicos para denúncias e atendimentos emergenciais.

Para denúncias de queimadas urbanas sem flagrante, a população é orientada a formalizar o caso pelo canal de teleatendimento da Central 156. Esse serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados das 8h às 12h. Além disso, é possível utilizar o canal digital clicando aqui.

Já em casos de queimadas urbanas com flagrante, ou seja, quando o responsável pelas chamas ainda está no local, a pessoa deve acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo número 153. São 24 horas no ar, para uma resposta rápida.

Nas áreas rurais, a denúncia de queimadas deve ser feita pelo 190, que é da Polícia Militar Ambiental. Esse canal também funciona 24 horas.

Em situações de emergência, com risco para residências, a orientação é também acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Essa linha está disponível 24 horas e conta com uma equipe especializada para lidar com incêndios e outras emergências.

A Semadur lembra que, de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município Lei n. 2909, Artigo 18-A. § 1º, “É vedada a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos”. Neste caso, a multa prevista pode variar entre R$ 2.944,50 e R$11.778,00, dependendo da área afetada".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias