Em 4 dias, novo plantão da Deam já atendeu 22 crianças e adolescentes
Casos registrados na delegacia variam de maus-tratos a estupro de vulnerável
Desde que a Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) passou a atender, em regime de plantão durante os fins de semana, crianças e adolescentes que sofreram violência, já foram registrados 15 boletins de ocorrências, envolvendo 22 vítimas. Casos que vão de maus-tratos até estupro de vulnerável.
De acordo com o Adriano Vargas, presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Mato Grosso do Sul, o número de casos justifica a necessidade e a importância do atendimento no período da noite em uma delegacia especializada. "É uma luta do Conselho Tutelar de Campo Grande há muitos anos, infelizmente precisaram acontecer algumas tragédias para que isso fosse efetivado".
Levantamento feito pela Polícia Civil mostra que no fim de semana do dia 4 e 5 de março, foram registrados quatro boletins de ocorrências, envolvendo dez crianças e adolescentes, com até 12 anos.
No primeiro dia de atendimento, foram registrados um caso de estupro de vulnerável, dois abandonos de incapaz e um caso de maus-tratos, alguns envolvendo duas ou mais crianças da mesma família. Na ocasião, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de abandono de incapaz.
Neste fim de semana, entre os dias 11 e 12, foram registrados na delegacia 11 casos envolvendo menores. Dentre eles, 4 estupros de vulnerável, 3 vias de fato e 1 abandono de incapaz, em que duas pessoas foram presas em flagrante. Além de um caso de maus-tratos, uma ameaça e uma situação de lesão corporal. As vítimas têm idades entre 0 e 17 anos.
Atendimento provisório - Os atendimentos para crianças e adolescentes na Deam serão temporários. A previsão é que uma sala especial seja construída no Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada), a princípio, até abril deste ano.
A medida da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) é para atender ocorrências da DEPCA (Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente), que só funciona durante os dias de semana até o fim da tarde.