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Capital

Em MS, apagão global cibernético atrasa aterrissagem de dois voos

Segundo Anac, falha não afetou o controle de tráfego aéreo do país

Por Gustavo Bonotto e Kamila Alcântara | 19/07/2024 20:29
Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami, Arquivo/Campo Grande News)
Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami, Arquivo/Campo Grande News)

Dois voos que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande sofreram atrasos durante o "apagão global" que causou instabilidade em empresas de tecnologia ao redor do mundo e que ainda ocorre na noite desta sexta-feira (19). A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), no entanto, discorreu em nota que a falha não afetou o controle de tráfego aéreo do país.

A reportagem apurou que o atraso perdurou entre 30 a 45 minutos, entre voos vindos do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas) e do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília). Já um voo do Aeroporto de Corumbá, distante 428 quilômetros da Capital, sofreu atraso de uma hora antes de decolar com destino a Campinas.

Embora o transtorno, nenhum voo foi cancelado. A agência reguladora, em nota à imprensa, explicou que esteve em contato com as operadoras e aeroportuários para avaliar e minimizar os impactos da falha técnica. Até o fechamento desta matéria, nenhuma denúncia relacionada às condições gerais de atrasos, cancelamentos ou interrupção de serviços chegou a ser registrada no âmbito estadual.

A Azul Linhas Aéreas, operadora responsável pelos voos de Campinas e Corumbá, informou que deu assistência necessária a todos os passageiros afetados pela intermitência, conforme prevê a resolução de nº 400 da Anac. "A orientação é que os clientes que possuem voo hoje verifiquem o status da sua reserva no aplicativo ou portal da Azul antes de se dirigir ao aeroporto. Além disso, recomendamos fazer check-in nos canais digitais, que já estão disponíveis novamente".

Já o grupo Latam, responsável pelo voo de Brasília, contestou os dados analisados pela Anac e disse em nota que não foi afetada pela falha global. "A companhia reitera seu compromisso com a segurança como um valor inegociável em suas operações, buscando sempre proteger a integridade e o bem-estar dos passageiros, e reforça que continuará acompanhando de perto a situação".

Instabilidade - Alguns bancos e empresas de tecnologia apresentam falhas após apagão cibernético afetar vários lugares ao redor do mundo. A Microsoft emitiu um comunicado informando que computadores ao redor do mundo foram impactados por uma falha no sistema da CrowdStrike, empresa global de segurança cibernética.

O problema técnico acontece principalmente com a ferramenta de segurança da companhia chamada Falcon, usada para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers).

O portal Down Detector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next. Vários clientes também reclamavam nas redes, alertando que os aplicativos estavam fora do ar e relatando problemas para fazer login e pagamentos.

A Crowdstrike gravou uma mensagem telefônica dizendo estar ciente das falhas no sistema operacional. Qualquer cliente que ligar para a companhia nesta manhã, segundo a Reuters, ouvirá: "obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Nós estamos cientes dos relatos de falhas".

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