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Capital

Engenheiro cria Ranger elétrica e monta 1ª estação de recarga solar de MS

Dono de 6 veículos do modelo, a reformulação da camionete começou há 8 anos e a estação foi criada em parceria com o irmão

Liniker Ribeiro | 17/06/2020 17:58
Ford Ranger foi reformada e hoje possui motor elétrico; primeira camionete do modelo com esse tipo de motor (Foto: Kísie Ainoã)
Ford Ranger foi reformada e hoje possui motor elétrico; primeira camionete do modelo com esse tipo de motor (Foto: Kísie Ainoã)

A paixão por modelos de camionete Ford Ranger começou no início dos anos 2000. Mas foi após conseguir comprar  o primeiro veículo da marca, e durante viagem à Alemanha, que o engenheiro Henderson Martins resolveu usar sua experiência profissional para por em prática o desejo de ter um carro elétrico.

O resultado não só deu certo, como também motivou projeto desenvolvido em parceria com o irmão para instalação da primeira estação de recarga solar para veículos, em Mato Grosso do Sul.

A estação foi inaugurada recentemente e já está à disposição de donos de veículos elétricos que podem reabastecer na unidade montada na Avenida Mascarenhas de Moraes, região do bairro Monte Castelo, em Campo Grande.

As adaptações do modelo da camionete fez da Ranger de Henderson a primeira elétrica do País.

Henderson Martins é engenheiro e apaixonado por Ford Ranger (Foto: Kísie Ainoã)
Henderson Martins é engenheiro e apaixonado por Ford Ranger (Foto: Kísie Ainoã)

“Comprei ela [a camionete] em 2012, através de um leilão. Em seguida viajei para a Alemanha, onde fomos ao museu da BMW e vimos modelos de carros elétricos. Conversando com meu irmão e sócio, o Heverton, vi que poderíamos juntar energia fotovoltaica, que é energia elétrica sustentável e o nosso ramo, com a mobilidade do carro elétrico, criando as estações de recarga”, explica Henderson.

Com isso, a reforma da Ranger XL ano 1995 teve início. “Começamos um estudo independente e o projeto, até o ano passado, estava em R$ 50 mil. Mas agora, com a alta do dólar, deve finalizar em cerca de R$ 80 mil.

O motor elétrico, assim como outras peças, foram importados dos EUA (Estados Unidos da América) do ano passado. De lá para cá, o projeto contou com ajuda de amigos do grupo Os Mecânicos 67, que reúne apaixonados por automóveis em um perfil no Instagram.

Atualmente, a capacidade do veículo é de até 50 quilômetros com uma recarga, mas até a finalização do projeto, a capacidade será ainda maior, garante. “Por enquanto, ando só na cidade, mas até novembro, quando ela estiver 100%, a capacidade deve ser de 300 quilômetros. Daí, quero me planejar para viajar com ela daqui a São Paulo”, diz o engenheiro.

Estação elétrica solar funciona em trecho da Avenida Mascarenhas de Moraes, no Monte Castelo (Foto: Kísie Ainoã)
Estação elétrica solar funciona em trecho da Avenida Mascarenhas de Moraes, no Monte Castelo (Foto: Kísie Ainoã)

Estação elétrica – A inauguração da primeira estação elétrica solar de MS deve render frutos em breve. O desejo dos irmãos empreendedores é inaugurar novos pontos, em um trecho que sairá de Campo Grande com destino a São Paulo.

A intenção é que as estações sejam inauguradas em um ano, uma a cada 100 quilômetros da outra. “Serão estações diferentes, em pontos públicos, particulares e assim por diante. Por meio de um aplicativo a pessoa vai conseguir fazer sua rota, marcar horário para recarregar o veículo e se programar”, explica Henderson.

Investimento que os irmãos acreditam que incentivará o uso de carros elétricos, ecologicamente superiores e econômicos. “Você cria as estações e cria nas pessoas a vontade de ter um carro elétrico”, acredita Henderson.

Hewerton Martins explica como funciona sistema solar que permite recarregar veículos elétricos (Foto: Kísie Ainoã)
Hewerton Martins explica como funciona sistema solar que permite recarregar veículos elétricos (Foto: Kísie Ainoã)

Conforme Hewerton Martins, irmão e sócio do dono da Ford Ranger, os investimentos das estações variam de acordo com o modelo. “As estações custam a partir de R$ 10 mil, vai depender da porte para abastecer veículos simultaneamente. Todas funcionarão por meio do abastecimento por energia solar”, explica.

O uso das estações deve variar entre pontos públicos e privados. Em locais onde o serviço será cobrado, a intenção é que o valor seja de acordo com a quantidade de recargas.

O abastecimento será liberado por meio de um cartão, que liberará a recarga. O tempo estimado para o "tanque cheio" é uma desvantagem em relação ao método convencional, de 1h a 1h30. Mas isso é um detalhe diante de todos os benefícios, garante os inventores.

Para eles, a utilização de veículos elétricos tem tudo para crescer. “As pessoas já têm procurado e a tendência é que, colocando as estações, as vendas de veículos elétricos vão acontecer automaticamente”, complementa Heverton.

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