ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Entre adultos e crianças, 230 pessoas foram acolhidas nas ruas desde segunda

Equipes fazem buscas ativas em dias chuvosos e frios e recebem informações por telefone

Cassia Modena | 14/06/2023 10:36
Acolhimento é realizado por educadores sociais e psicólogos (Foto: Henrique Kawaminami)
Acolhimento é realizado por educadores sociais e psicólogos (Foto: Henrique Kawaminami)

Desde a chegada de frente fria e chuvas, no final do último domingo (11), equipes estão nas ruas de Campo Grande para oferecer cobertores e acolhimento a quem não tem abrigo. De lá até esta quarta-feira (14), foram 230 as pessoas ajudadas, segundo balanço da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).

Entre os acolhidos em situação de rua estão homens e mulheres, além de crianças e adolescentes. A maioria deles é adulto e do sexo masculino.

É possível que o frio tenha provocado a morte de um homem em situação de rua hoje, cujo corpo foi encontrado na calçada da Rua Osvaldo Aranha, no Bairro Jardim Monumento. Policiais militares suspeitam de hipotermia, mas isso só será confirmado por laudo médico.

Buscas - As equipes primeiro abordam essas pessoas, oferecendo agasalhos e cobertores. Depois, as convidam para ir até uma das casas de acolhimento municipais, onde podem tomar banho, dormir e fazer refeições.

Para realizar as buscas, 11 grupos se revezam em turnos nos sete dias da semana, incluindo feriados e finais de semana. As ações ocorrem pela manhã, tarde, noite e madrugada e são realizadas por educadores sociais e psicólogos, segundo informações da SAS.

Acolhimento é realizado dia e noite pelas equipes (Foto: DIvulgação/SAS)
Acolhimento é realizado dia e noite pelas equipes (Foto: DIvulgação/SAS)
Mesmo que não aceitem ser abrigadas, pessoas são acolhidas e recebem cobertores (Foto: Henrique Kawaminami)
Mesmo que não aceitem ser abrigadas, pessoas são acolhidas e recebem cobertores (Foto: Henrique Kawaminami)

Os locais disponíveis para receber acolhidos na Capital são a Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias, além da Casa de Passagem Resgate, que acolhe os estrangeiros e migrantes, e a Casa de Apoio São Francisco.

Como acionar - Ao encontrar pessoa em situação de rua que necessita de acolhimento, a população pode avisar a equipe entrando em contato pelos telefones (67) 99660-6539 ou 99660-1469.

Sem estragos - A Capital não registrou estragos em residências devido às chuvas, segundo informaram a Defesa Municipal e a Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos).

Houve apenas uma ocorrência registrada em via pública, com a queda de uma árvore na Rua 15 de Novembro, no Centro. Ninguém ficou ferido e não houve danos materiais.

O volume de chuva registrado entre 19h de ontem (13) e 7h de hoje foi de 62,8 milímetros em Campo Grande, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Nos siga no Google Notícias