ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em madrugada gelada, 13 moradores de rua foram abrigados

"Hoje é dia de agradecer o acolhimento", diz morador de rua atendido na Capital

Lucia Morel e Mariely Barros | 13/06/2023 10:40
João Batista da Silva, de 48 anos, está há 22 anos em situação de rua. (Foto: Henrique Kawaminami)
João Batista da Silva, de 48 anos, está há 22 anos em situação de rua. (Foto: Henrique Kawaminami)

Nascido em Tupã (SP), João Batista da Silva, de 48 anos, está há 22 anos em situação de rua e passou bastante frio nesta madrugada em Campo Grande. Ele conseguiu um cobertor com equipe de acolhimento da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e decidiu ir até a UAIFA (Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos), no Parque dos Poderes.

No local ele pode tomar banho, comer e ter acesso a serviços de saúde, emissão de documentos e até encaminhamento a emprego, caso necessário. Para João, entretanto, a ideia não é ficar lá, mas voltar para a rua. “Eu acho complicado os abrigos pelo Brasil. Às vezes é melhor ir pra rua, você consegue uma calça, ou sapato com um pastor ou em alguma igreja”, disse.

Morador de rua sendo acolhido pela equipe da SAS. (Foto: Henrique Kawaminami)
Morador de rua sendo acolhido pela equipe da SAS. (Foto: Henrique Kawaminami)

Para ele, estar em um abrigo é como ficar preso. “No acolhimento você fica meio preso, a gente não pode sair em qualquer horário, mas hoje é dia de agradecer o acolhimento, porque o frio vem e não vale a pena passar mal na rua”, disse. Ele dormiu em igreja na avenida Afonso Pena e também em barraca da Praça Ary Coelho. “De madrugada ventou muito, quase morri de frio. Passei muito mal”.

João foi acolhido quando estava na rua 14 de Julho, bem perto da Afonso Pena, durante atendimento da SAS após denúncia para atendimento de outro morador de rua que estava por ali. Ao verem a equipe, outros vulneráveis buscaram atendimento, principalmente para pegarem os cobertores que estavam sendo distribuídos pela SAS.

Na Capital, feriado do santo padroeiro da cidade, Santo Antônio, o dia amanheceu garoando com sensação térmica de 6ºC.

No plantão entre às 18h de ontem e as 6h de hoje, as equipes fizeram 27 abordagens com entrega de cobertores e nelas, 13 pessoas decidiram ser acolhidas na UAIFA temporariamente. Os telefones para contato com as equipes de acolhimento são o (67) 99660-6539 e (67) 99660-1469.

Nos siga no Google Notícias