Escolas adotam EJA à distância para jovens e adultos que querem concluir estudos
Interessados deve fazer inscrição de forma on-line, até dia 6 de janeiro
A opção de escolher estudar a distância passa a ser definitiva, a partir de 2021, para jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Fundamental ou Médio. Conforme a SED (Secretaria de Estado de Educação), dois Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, em Mato Grosso do Sul, oferecerão EJA na modalidade EaD.
As inscrições já estão abertas e interessados devem preencher fica on-line até dia 6 de janeiro.
“Se trata de uma alternativa a um conjunto de necessidades educacionais presentes na sociedade contemporânea, tais como a distorção idade/ano, demandas educativas de populações afastadas dos centros urbanos ou outras impossibilidades de acesso aos recursos educacionais”, destaca o assessor pedagógico da Coordenadoria de Correção de Fluxo, Jean Carlos Cordoval.
Podem se inscrever estudantes com idade mínima de 18 anos. A matrícula deve ser feita diretamente pelo site da Central de Matrículas da Rede Estadual de Ensino (www.matriculadigital.ms.gov.br).
Em Campo Grande, a modalidade será oferecida por meio de profissionais da Escola Profª Ignês de Lamônica Guimarães, no Bairro Chácara Cachoeira. O outro Centro de Educação que tornará a opção definitiva é da cidade de Dourados, a 233 quilômetros da Capital.
Como funciona – Segundo a SES, no Atendimento a distância, os estudantes contarão com material didático disponível para consulta, atividades de fixação, jogos, vídeos e links, chats e fórum. Porém, apesar do acesso aos conteúdos propostos e o desenvolvimento das atividades disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle), 20% da carga horária prevista será presencial. O atendimento presencial será realizado para aplicação das avaliações escritas
Além disso, existe a possibilidade do Atendimentos Coletivo, que fica disponível de forma facultativa, ministrado de acordo com o cronograma estabelecido pelos Centros. Os encontros podem ser realizados na forma de seminários, simpósios, entre outros.
Por fim, o atendimento também poderá ser feito de forma personalizada, feito em cabines distribuídas em locais específicos nos Centros, de modo a oportunizar ao estudante sanar suas dúvidas, aprofundar seus conhecimentos, suprir deficiências de aprendizagem, por meio de estudo orientado e desenvolvimento de atividades que poderão ser escritas, pesquisas em biblioteca, sala de tecnologia, dentre outras.