ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ex-secretário que usava carro oficial para ir à faculdade é condenado

Jaber Cândido disse que foi até faculdade para tratar assuntos do Governo, mas universidade negou

Clayton Neves | 13/09/2021 14:17
Jaber foi nomeado superintendente do Trabalho, pelo presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Facebook)
Jaber foi nomeado superintendente do Trabalho, pelo presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Facebook)

Ex-secretário estadual da Juventude e atual superintendente regional do Trabalho, Jaber Cândido foi condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito por usar carro do Governo Estadual para uso pessoal, inclusive, para frequentar a faculdade de direito que cursava. Na sentença, o juiz da 1º Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais determinou que ele pague multa e cubra os custos do processo.

Consta no processo que, em 2014, a ouvidoria do Estado recebeu denúncia informando sobre o uso indevido do automóvel. Em depoimento, Jaber alegou ter usado o carro para ir até a universidade em apenas uma ocasião, em que, segundo ele, tratou sobre projeto do Governo Estadual para disponibilizar à população, assessoria jurídica com auxílio de acadêmicos.

No entanto, o ex-secretário não apresentou documentos que comprovassem o teor do encontro e, em nota, a universidade informou que não possuía qualquer registro de tratativas com a Secretaria de Juventude.

Em sua decisão, o juiz Ariovaldo Corrêa condenou Jaber por improbidade administrativa com enriquecimento ilícito, por atentar “contra os princípios da administração pública e violação dos deveres de honestidade, imparcialidade e lealdade às instituições públicas”.

Ele terá de pagar multa no valor do salário que ganhava na época, acrescido de correções monetárias.

Cândido foi secretário estadual de Juventude durante o último semestre de governo André Puccinelli, em 2014.

Antes, disputou vaga na Câmara Municipal de Campo Grande, nas eleições de 2012, pelo PTB, quando recebeu 613 votos e ficou como suplente.

Em 2016, pelo PSC, Jaber Cândido voltou a se candidatar para vereador e, com 490 votos, não foi eleito.

Na primeira vez que disputou eleições, o agora superintendente do Trabalho no Estado se identificou como empresário. Na segunda, disse ser guia de turismo.

Cândido é bacharel em Direito e tem especializações nas áreas de Turismo e Trabalho. Ele ainda foi assistente parlamentar do deputado estadual Carlos Alberto David (PSL), entre 2016 e 2018.

Nos siga no Google Notícias