Feriadão começa com flagras de motoristas em ultrapassagens proibidas
A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e perda de sete pontos na carteira
Nesta quinta-feira (6), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) deu início à Operação Semana Santa com flagrantes de infrações de trânsito. Na BR-163 no km 382, em Nova Alvorada do Sul, trecho onde são registrados vários acidentes, as equipes já autuaram, até as 10h51, oito condutores por ultrapassagem em local indevido (faixa contínua). Assista, acima, ao vídeo.
A infração desse tipo de manobra é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.467,35, além da perda de sete pontos na carteira. Conforme a PRF, a ultrapassagem indevida é uma das principais causas de acidentes com mortes. Também estão na lista: embriaguez ao volante, excesso de velocidade e falta de dispositivos de segurança (cinto e cadeirinha para criança).
Outra imagem, encaminhada à redação do Campo Grande News, feita por passageiro de carro de passeio, mostra um caminhão fazendo ultrapassagem em local proibido na BR-060, na saída para Sidrolândia.
No dia 10 do mês passado, quatro mulheres morreram na BR-163, após a motorista de um Fiat Argo tentar fazer a manobra em faixa contínua. O carro acabou colidindo de frente com uma caminhonete.
Movimento - Segundo estimativa da CCR MSVia, de hoje até domingo (9), quando termina a operação, deverão passar pela BR-163 cerca de 180 mil veículos. O tráfego mais intenso deve se concentrar entre 15h e 17h, com mais de 4 mil veículos/hora. Amanhã, o fluxo deve ser mais tranquilo e o horário de pico deve ocorrer das 9h às 11h, com média 3,6 mil veículos por hora. Para o domingo, a previsão é de fluxo mais intenso entre 16h e 18h, com média de 4,5 veículos por hora.
Orientação - Veja algumas dicas da PRF para realizar ultrapassagem de forma segura. Conheça os limites do carro; antes de começar a ultrapassagem, olhe no retrovisor e verifique se outro veículo não iniciou a manobra antes; só ultrapasse se estiver seguro. Se tiver dúvidas, evite fazer a manobra, pois nem sempre é possível retornar com segurança para a posição inicial.
Não ultrapassar em faixa contínua, sinalizar com antecedência aos demais condutores a intenção de realizar a manobra de ultrapassagem (use a seta da esquerda); quando for retornar para a faixa, não se esqueça de acionar a seta da direita; a seta de sinalização só deve ser desligada após a conclusão da manobra; mantenha a distância de segurança em relação a outro veículo.