Festa temática abre encontro do Codesul com homenagem a governador de RS
Empresários, políticos e demais personalidades públicas marcaram presença na noite de hoje (14) em uma recepção ao melhor estilo gaúcho para o governador de Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, no CTG (Centro Tropeiros da Querência).
No evento, apresentação artística, danças regionais, sapateada com o grupo Invernada Artística e um jantar com massas, Galeto e demais pratos italianos.
Sartori elogiou a iniciativa e falou sobre o principal motivo que o trouxe em Campo Grande: a reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), que será realizada na manhã desta quarta-feira (15), à partir das 11 horas, no Espaço Yotedy.
“É uma responsabilidade muito grande receber a presidência do Codesul, desta forma será possível um maior compartilhamento das questões e demandas entre os Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que são os integrantes do conselho, um pacto federativo que visa discutir as necessidades em comum que precisam ser desenvolvidas”, disse.
O governador Reinaldo Azambuja, que durante a cerimônia de amanhã passará a presidência Pro Tempore do Codesul ao chefe do executivo gaúcho, antecipou algumas pautas do evento. “Vamos discutir temas comuns entre os quatros estados, como a renegociação das dívidas entre essas unidades federativas, segurança pública, saúde, educação, financiamento via BNDES e outros assuntos importantes”, disse.
Durante a recepção também foi celebrado o aniversário do ex-secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul e atual titular da pasta no Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini. “É uma satisfação muito grande voltar ao Estado onde já fui secretário, ainda mais com essa festa. Lá o trabalho é bem mais árduo, afinal são 11 milhões de habitantes, 1,5 mil unidades de órgãos de segurança pública”, comparou.
O evento também contou com as presenças do deputado federal Carlos Marun (PMDB) e do ex-governador, André Puccinelli.