Fiscalização encontra ônibus com bancos faltando e até pneu 'careca'
Processo avalia itens para a segurança e conforto dos passageiros dos coletivos que circulam em Campo Grande
Ônibus do transporte coletivo, vistoriados pela Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), foram flagrados com menos bancos destinados aos passageiros do que o previsto e pneus em mal estado de conservação. Ao menos 30 dos 568 veículos que circulam por Campo Grande já passaram pelo processo.
Segundo o presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação e Serviços De Regulação de Serviços Públicos), Vinícius Leite, a vistoria está sendo executado pela empresa Otimiza Inspeção Veicular Ltda EPP há cerca de um mês. Nesse período, três ônibus tinham menos assentos do que informado em seu documento e um pneus com desgaste elevado.
"Nosso objetivo é tentar diminuir a quantidade de quebra dos veículos, que traz desconforto e atrasos aos passageiros. Se não houvesse vistoria, não teríamos detectado falhas", disse Vinícius. "As empresas são intimadas a consertar o veículo até para que ele volte a rodar".
Para o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, as manutenções preventivas tem sido realizadas conforme a quilometragem percorrida, contudo falhas detectadas em vistoria serão corrigidas pelas empresas que operam o serviço. "Houve falta de cuidado", admitiu.
Inspeção - Todos os ônibus do transporte coletivo deverão ser inspecionados em até um ano. O valor do investimento é de R$ 295 mil para avaliar itens como os extintores, freios, luzes de sinalização, bancos, portas, janelas, rampas, emissão de poluentes, pneus, rodas, suspensão, dentre outros. Este contrato contempla a inspeção de até 600 veículos.