Fumacê percorre 7 bairros da Capital até as 22h30 desta segunda-feira
Leblon, Antarctica, União, São Francisco, Coronel Antonino e Nova Lima serão percorridos por veículos de UBV
Sete bairros de Campo Grande receberão até as 22h30 desta segunda-feira (18) os veículos do serviço de borrifação UBV (Ultra-Baixo Volume), o fumacê de combate ao mosquito Aedes aegypti –transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya. O serviço é realizado pela CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias) e teve início no fim desta tarde.
Os veículos vão percorrer o Jardim Leblon (a partir do cruzamento da avenida Roseira com a rua Benjamin Adese), Jardim Antarctica (rua Souto Maior com rua Panambi Verá), União (Furquim com Caramandel), São Francisco (Ararás com Passos), Coronel Antonino (Serra do Cachimbo com rua Periquito) e Nova Lima (esquina da Monte Alegre com a rua Firmo Cristaldo).
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) orienta aos moradores para abrirem portas e janelas quando o veículo passar pela rua, permitindo que gotículas do inseticida entrem nas casas e cheguem aos locais onde o Aedes costuma se abrigar e os potenciais criadouros do mosquito.
Durante a aplicação do inseticida, pede-se que não se aproxime dos veículos de UBV. Depois que o serviço passar pelo bairro, recomenda-se que vasilhas de água de animais sejam lavadas com água e sabão.
O inseticida atinge principalmente as fêmeas do Aedes, porém, podem também atingir outros insetos e animais –o que leva a Sesau a avaliar de forma criteriosa a aplicação do veneno.