Governo faz a maior formatura da história da perícia criminal de MS
Ao todo 303 papiloscopistas, peritos, médicos legistas foram empossados em solenidade hoje
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) empossou nesta segunda-feira (4) a nova turma de peritos criminais, papiloscopistas, médicos legistas e agentes de polícia científica, que vão atuar nos 79 municíos de Mato Grosso do Sul. A solenidade de formatura da turma de 303 novos profissionais da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foi no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
Os funcionários públicos participaram do curso de formação de março a junho deste ano e terão pela frente a missão de desvendar crimes no Estado. “O Mato Grosso do Sul elucida 89% dos homicídios, conforme uma pesquisa do instituto Sou da Paz. A segurança pública foi definida como prioridade pela população é tem o segundo maior volume do orçamento do Estado”, disse Azambuja.
Ele ainda destacou a dificuldade dos novos servidores para chegarem ao dia de hoje. “Passar no concurso não é fácil e mais difícil ainda é passar pela fase de formação. Nos próximos dias vou empossar mais 93 delegados. Todas as cidades terão um delegado para atender a população.”
A turma foi aprovada em todas as fases do concurso público iniciado em 2021. E de acordo com a coordenadora-Geral de Perícia, Gloria Suzuki, essa é a maior formatura da história. “Peço aos formandos que tenham empatia para atender o cidadão, porque tiveram o corpo ou casa violada, ou perderam seu ente querido.”
Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira reforçou a importância dos novos profissionais na área de atuação. “Vocês têm a importante missão de servir a população que recolhe os impostos e paga o nosso salário.”
Confira a galeria de imagens: