Há 12 dias em UPA, idosa com insuficiência cardíaca aguarda vaga em hospital
Mesmo com ordem da Justiça, paciente internada em UPA aguarda vaga em hospital
Internada desde o dia 20 de junho na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas, Ana Maria da Silva, de 64 anos, espera por uma vaga em um hospital de Campo Grande. A idosa, que apresenta quadro de insuficiência cardíaca, conseguiu na Justiça ordem para transferência, no entanto, até agora a vaga não foi liberada.
Neide Aparecida da Silva, de 45 anos, filha da paciente, contou que a mãe deu entrada na UPA depois de depois de ter uma hemorragia. Com histórico de problemas cardíacos, a idosa e passou por uma cirurgia no coração no dia 24 de janeiro.
“Agora ela está no oxigênio e tem dificuldade até para comer porque não pode tirar o ar. Ela fala bem pouco e está fraca. Se algo não for feito minha mãe vai acabar morrendo na UPA”, afirma a filha.
Desesperada com a situação, Neide procurou a Defensoria Pública no último dia 22 e conseguiu decisão para que a transferência de Ana Maria fosse feita para um hospital, mesmo assim, a ordem não foi cumprida.
No dia 27 de junho, o juiz José Henrique Franco emitiu liminar determinando bloqueio de R$ 30 mil dos cofres da Prefeitura de Campo Grande para custear internação da idosa em uma unidade de saúde, no entanto, Ana Maria segue no leito da UPA.
“É uma humilhação e um descaso estarem negando vaga para um paciente desse jeito. Os médicos da UPA não podem fazer mais nada, ela precisa da vaga no hospital”, explica a filha.
Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disse que “a paciente ainda estava em processo de regulação, mas que deve ser transferida para o Hospital Regional ainda nesta terça-feira (2).