Hemosul recebe doações a partir das 13h nesta quarta-feira
Quem se vacinou contra covid-19 deve observar o intervalo exigido para cada imunizante antes de doar sangue
Para ajudar a manter o abastecimento nas unidades de saúde de Mato Grosso do Sul, o Hemosul Coordenador, localizado a Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande, abre as portas nesta quarta-feira (2) das 13h às 17h.
Qualquer tipagem sanguínea é bem vinda e para doar basta procurar a unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Além de ter entre 16 e 69 anos e pesar 55 kg ou mais.
É importante ainda observar o intervalo para quem se vacinou contra covid-19. No caso do imunizante Coronavac o intervalo é de 48 horas após a dose. Já para Astrazeneca, Pfizer e Janssen a espera é de 7 dias.
Caso o doador esteja com sintomas de doenças respiratórias é preciso esperar a recuperação total. Quem foi diagnosticado com covid-19 e teve sintomas ou teve contato com algum caso positivo da doença devem esperar 10 dias após a completa recuperação.
Quem não apresentou sintomas da doença, mas mesmo assim teve diagnóstico positivo, pode doar 10 dias após o teste. Em caso de contato com caso positivo, sem sintomas a espera é de 7 dias. E pessoas em isolamento podem procurar o Hemosul no fim do período.
Para dúvidas e maiores informações basta acessar o portal do Hemosul no endereço eletrônico www.hemosul.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 99298-6316.