HU improsiva "PAM" no setor da nutrição e reabre com 11 leitos a menos
Passados 22 dias do fechamento do PAM (Pronto Atendimento Médico), a direção do HU (Hospital Regional) improvisou novo espaço e volta, nesta segunda-feira (19), a oferecer o serviço no prédio do setor de nutrição, mas com menos vagas.
O fechamento atendeu determinação da Vigilância Sanitária por conta da superlotação e da estrutura precária. No antigo prédio, haviam 40 leitos, mas o hospital atendia, em média, 133 pacientes por dia.
O novo espaço irá oferecer 29 leitos, 19 para adultos e nove pediátricos. De acordo com a assessoria de imprensa do HU, o local ira abrigar o PAM a médio prazo, até os ministérios da Saúde e da Educação liberar recurso para reformar o antigo prédio, localizado na recepção do hospital.
Nos 22 dias que ficou fechado, o atendimento de emergência em Campo Grande entrou em colapso. Com a superlotação, as UPAs (Unidades Básicas de Saúde) “seguraram” pacientes por conta da falta de vagas nos hospital. Até para Aquidauana pessoas foram levadas. No período, três cidadãos morreram a espera de um leite emergencial. (Matéria editada para correção)