Imunização de quem tem comorbidades deve começar só no sábado
Atendimento com a primeira dose da AstraZeneca vai atender outros públicos nesta sexta-feira
Ficou para sábado (1), feriado do Dia do Trabalho, a previsão do início da vacinação contra a covid-19 em Campo Grande de quem tem comorbidades e mais de 57 anos. A ampliação do atendimento para essas pessoas havia sido anunciada pelo secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto, mas quando saiu o calendário, no fim da tarde, veio a mudança.
Um dos motivos para isso é o espaço curto de preparação e de aviso à população beneficiada, que inclui pessoas com doenças como diabetes e hipertensão. Elas terão de fazer o cadastro para receber a proteção.
Assim, a imunização com a nova remessa recebida hoje por Campo Grande, da fabricante AstraZeneca, vai ser destinada a trabalhadores da educação e profissionais da assistência social com idades entre 57 e 58 anos; a trabalhadores do transporte coletivo, da limpeza urbana e manejo de resíduos (acima de 18 anos); e trabalhadores da saúde com mais de 33 anos.
Serão 34 locais de vacinação. Desses, 29 unidades de saúde, onde será possível procurar as doses entre 13 e 16h45, na Seleta, no IMPCG, no Guanandizão e nos três drive-thrus montados pelo município. (Confira na arte).
Quantos – O vacinômetro da prefeitura, disponível no site oficial, indica que desde janeiro foram 180.375 imunizados com a primeira dose em Campo Grande e outras 67.260 pessoas receberam a 2ª dose.
Hoje, foram 1.506 aplicações de vacinas. No total, 19,91% da população estão imunizados.