Mães que perderam casas em incêndio retornam para limpar e reconstruir barracos
Explosão de botijões de gás nessa quarta deixou três moradias destruídas no Parque Lajeado, em Campo Grande
![Mães que perderam casas em incêndio retornam para limpar e reconstruir barracos Mães que perderam casas em incêndio retornam para limpar e reconstruir barracos](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/07/27/1yvqcm2v48lc8.jpeg)
Após explosão de botijões de gás que deixou três barracos na comunidade Cidade dos Anjos, no Parque Lajeado, em Campo Grande, completamente destruídos e um parcialmente queimado, as famílias retornaram ao local, depois de passarem a noite na casa de parentes, para limpar a bagunça e recomeçar do zero.
O incêndio começou no barraco da Thaís Cristina Crispim Lourenço, 32 anos, e se espalhou para outras três construções, incluindo o barraco da irmã mais nova de Thaís, de 22 anos, e do sobrinho de 5 anos. A mulher contou ao Campo Grande News que morava no local com o esposo e os filhos, de 3 e 5 anos.
Para não passar a noite no relento, a família vai dormir na casa do pai de Thaís até reerguerem os barracos. “Eu e a minha irmã, que é dona do outro barraco que queimou, fomos pra lá. Não posso ficar dormindo aqui com as crianças no relento, vou continuar dormindo no meu pai".
![Mães que perderam casas em incêndio retornam para limpar e reconstruir barracos Mães que perderam casas em incêndio retornam para limpar e reconstruir barracos](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/07/27/3i57ur78rg004.jpeg)
Todos os pertences das famílias foram consumidos pelo fogo e não restou nada. Thaís conta que levou cerca de nove meses para construir o barraco, que possuía sala, cozinha, banheiro e telhas, para evitar que o interior molhasse com a chuva. "Agora, vou ter que construir tudo de novo. É triste a situação, mas já estou acostumada a levantar barraco. Moro em barraco desde que tinha seis anos".
Thaís conta que, na infância, morou no local com o pai e a irmã, mas o pai recebeu uma casa no Bairro José Teruel, onde mora com a atual esposa. Após a maioridade, as duas retornaram à comunidade, já com os filhos e família formada, "na esperança de ganhar nossa casinha”, explica Thaís.
![Mães que perderam casas em incêndio retornam para limpar e reconstruir barracos Mães que perderam casas em incêndio retornam para limpar e reconstruir barracos](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/07/27/1g21ktk6ebc7m.jpeg)
Thaís, a madrasta e a dona de casa Raquel dos Santos, 42 anos, moradora do outro barraco que pegou fogo, estavam limpando o local na manhã de hoje, para erguer os barracos novamente do zero. Raquel mora lá com o filho de 25 anos e não estavam no local no momento do incêndio. Quando voltaram, encontraram a casa completamente destruída pelas chamas. "Minhas panelas, ventilador, geladeira, roupas, colchão, tudo. Não temos mais nada. A não ser o sacolão que o pessoal do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) deixou aqui".
Sem previsão de quando o barraco vai ficar pronto, os dois ficarão na casa de parentes até acabar de construir. "Eu não consigo imaginar uma previsão para levantar o barraco. Só as paredes demorei duas semanas pra construir da outra vez. Imagina agora, sem nada dentro".
Doações - As famílias perderam tudo e precisam de doações de roupas, móveis, telhas, madeiras, lonas e demais materiais para a construção dos barracos. Quem puder e quiser ajudar pode entrar em contato com a Thaís pelo telefone 67 99143-1969 e com a Raquel pelo telefone (67) 99277-7731.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: