Explosão de botijão de gás destrói barracos em favela
Chamas avançaram rapidamente e consumiu todos os pertences das vítimas
A explosão de um botijão no início da tarde desta quarta-feira (26), na comunidade Cidade dos Anjos, no Parque Lajeado, em Campo Grande, deixou três barracos completamente destruídos e um parcialmente queimado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o rescaldo do incêndio.
Ao Campo Grande News, a jovem Thaís Cristina Crispim Lourenço, de 23 anos, mãe de dois filhos e que atualmente está desempregada, contou que tinha acabado de terminar de preparar o almoço, quando saiu de casa para visitar uma vizinha.
Minutos depois, outros moradores começaram a gritar o nome dela, dizendo que o barraco estava em chamas. Antes mesmo de chegar ao local, o botijão de gás explodiu e as chamas se espalharam para outros três barracos próximos.
O fogo consumiu todos os pertences da família rapidamente. “Eu perdi tudo. Tudo isso que você esta vendo, todas essas cinzas eram minha casa”, desabafou.
Entre os afetados está a irmã dela, Ana Carolina Crispim Lourenço, de 22 anos, e que morava sozinha com um filho pequeno em outro barraco. Devido à velocidade do fogo, a jovem também perdeu tudo. “Eu tenho um filho pequeno e a gente perdeu tudo, agora, estamos só com a roupa do corpo”, disse. Dada à situação, ambas vão se abrigar na casa da madrasta até que tudo melhore.
Outra família afetada foi a da dona de casa Raquel dos Santos Almeida, de 42 anos, que morava no local junto do marido e de um filho. Todos os três também não conseguiram resgatar nenhum pertence.
“Agora, como a gente vai fazer para dormir? Elas têm lugar para ir, eu não tenho. A gente já não tem muito e perdemos tudo”, contou.
Já a boliviana Rosa Helevina Morales, de 38 anos, mãe de quatro crianças, teve a parede da dispensa com alimentos atingida após as chamas saírem do controle. Com o fogo, todo o alimento da família, que estava armazenado para ser consumido ao longo dos próximos dias, se perdeu.
Além das comidas, Rosa teve os braços queimados pelas chamas, enquanto tentava salvar o que podia. Entretanto, não precisou de atendimento médico.
Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, as chamas já haviam sido controladas pelos moradores. As equipes realizaram o rescaldo para evitar novos focos de incêndio.
Após a perda, as mulheres reuniram os ferros que sobraram das construções destruídas e vão levar até um ferro-velho. O dinheiro arrecadado será repartido entre elas, para que todas possam ter onde recomeçar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: