Maioria se afoga por "distrações" após bebedeira, alertam os bombeiros
Muitos foliões procuram áreas ribeirinhas para curtir o Carnaval, exageram na bebida e descuidam de crianças
Quem vai curtir a folia perto de rios, córregos ou mesmo uma piscina precisa ter atenção redobrada principalmente após a ingestão de bebidas alcoólicas, alerta o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o coronel Marcos Meza, o número de afogamentos durante o Carnaval aumenta em todo o Estado. Isso porque, muitos vão para áreas ribeirinhas e ao beber nestes locais o folião fica disperso com a sua segurança e a de terceiros.
“A orientação é de que as crianças devem sempre ser monitoradas em locais com água, pois em um descuido ela pode se afogar. Quando se trata do adulto, nossa orientação é esperar para entrar na água após fazer refeições, além de não se aventurar em locais onde não se conhece a profundidade”, alerta o coronel.
Outra orientação dos militares é: se for pescar utilize sempre um colete salva-vidas e claro “o exagero no consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado”.
Além do risco de afogamentos, Marcos também lembra que quem vai viajar precisa tomar alguns cuidados com a residência. “Desligar aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos na tomada e fechar bem o gás podem evitar incêndios”, diz.
O Corpo de Bombeiros divulgou vídeo com todas as orientações. Veja: