Médicos ginecologistas entram em campanha de doação de absorventes
A Sogomat Sul (Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul) entrou na campanha de doação de absorventes para mulheres em situação de pobreza menstrual. Nesta semana, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de distribuição de absorventes em escolas. A ideia partiu da vereadora Camila Jara (PT).
A estimativa é de que 28% das mulheres brasileiras tenham dificuldade em ter acesso a absorventes em algum momento da vida. O tema foi abordado pela Unicef no relatório intitulado “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, que constatou que 713 mil meninas sequer tem acesso a banheiro ou chuveiro em casa.
Em Campo Grande, dados do Cadastro Único apontam 72 mil mulheres que recebem algum auxílio social por falta de renda, o que consequentemente significa que um pacote de absorvente já é um peso no orçamento.
Ginecologista e obstetra e membro da Sogomat Sul, Maria Auxiliadora Budib explica que todos os médicos ginecologistas deram as mãos nesta causa. "Você pode deixar no consultório do seu médico, na Sogomat Sul, tem diversos pontos, várias lojas estão conosco para trazer essa dignidade para as nossas campo-grandenses".
A campanha está arrecadando: absorventes íntimos, calcinhas higiênicas, absorventes internos e coletores.
Os pontos de coleta são:
• Consultório do seu ginecologista
• Sogomat Sul - Avenida Afonso Pena, 3504 - Sala 152 - Andar 15°
• Madre Santa - Rua 15 de Novembro, 2355 - Jardim dos Estados
• Wanessa Simonetti - Rua Dr. Sylvio Muller, 206 - Vivenda do Bosque
• Mylla Braga - Rua Dr. Antônio Alves Arantes, 268 - Chácara Cachoeira.