ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Defensoria arrecada kits de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade

Campanha faz parte das ações do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra mulher

Ana Paula Chuva | 20/07/2021 15:18
Defensoria arrecada kits de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade
Itens podem ser entregues em uma das unidades da Defensoria na Capital. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)

A Defensoria Pública em parceira com a CUFA (Central Única das Favelas) da Capital está arrecadando kits de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade. A campanha faz parte do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência doméstica.

Estão sendo arrecadados absorventes, shampoos, condicionadores, desodorantes, escovas de dente, cremes dentais, sabonetes, hidrantes e lenços umedecidos.

Os interessados em ajudar tem até dia 20 de agosto para entregar um ou mais itens em um dos quatro pontos de coleta. Os kits serão entregues para mulheres em situação de vulnerabilidade pela Cufa.

A arrecadação faz parte das ações do Agosto Lilás,  campanha voltada para combate e enfrentamento da violência contra a mulher que é realizada desde 2015 em Mato Grosso do Sul.

Dignidade menstrual - No último dia 15 projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos pela Prefeitura de Campo Grande foi aprovado pelos vereados da Capital. A proposta é da vereadora Camila Jara (PT).

De acordo com Camila, a estimativa é que 28% das mulheres brasileiras tenham tido dificuldade em ter acesso à absorventes em algum momento da vida.  Em Campo Grande, dado do Cadastro Único apontam 72 mil mulheres que recebem algum auxílio social por falta de renda, o que consequentemente significa que um pacote de absorvente já é um peso no orçamento.

Mas os dados são defasados, já que esses números não faz diferença entre homens trans que ainda menstruam, nem meninas em idade escolar também em situação de vulnerabilidade que precisam do absorvente. Assim, é de se esperar que os números reais de quem vive em pobreza menstrual sejam ainda maiores.

Pontos de coleta 

Unidade Centro Rua Antônio Maria Coelho, 1668.

Unidade Afonso Pena Avenida Afonso Pena, 3850.

DPGE - Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, Bloco IV 1º andar

Cufa: Rua Salamanca, 133, Bonança.

Nos siga no Google Notícias