ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Sesau diz que vacinou 810 pessoas em campanha na Igreja

Plantão de vacinação começou às 9h com cerca de 300 pessoas na fila

Por Fernanda Palheta | 27/04/2025 18:47
Sesau diz que vacinou 810 pessoas em campanha na Igreja
Fila de espera para campanha de vacinação contra Influenza na Igreja Universal (Foto: Paulo Francis)

A Prefeitura de Campo Grande anunciou que aplicou apenas 810 doses de vacinas no plantão de imunização contra a gripe realizado na manhã deste domingo (27), na Igreja Universal do Reino de Deus, localizada na Avenida Mato Grosso.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande realizou um plantão de vacinação contra a gripe neste domingo (27), aplicando apenas 810 doses na Igreja Universal do Reino de Deus, apesar da grande procura, com cerca de 300 pessoas na fila. A ação gerou descontentamento, pois muitos não conseguiram se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde Pública informou que havia 1.200 doses adicionais disponíveis, mas não foram utilizadas devido à demanda não ter ultrapassado a quantidade inicial. A vacinação foi aberta ao público geral após a baixa adesão entre grupos vulneráveis e a situação de emergência em saúde pública, decretada devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Com fila de aproximadamente 300 pessoas antes da abertura da campanha, a ação foi marcada por grande procura e reclamações.

A informação divulgada pela secretaria difere do que foi repassado pela Cruz Vermelha no local da vacinação. Por volta das 10h30, a coordenadora de doações da entidade, Alessandra Coelho, disse ao Campo Grande News que a procura superou as estimativas a organização de vacinar cerca de 800 e iria solicitar mais doses e estimativa era vacinar 2 mil pessoas.

Mas, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), além das doses enviadas ao local, estavam disponíveis mais 1.200 mil doses, que reforçariam o estoque. Porém as doses extras não foram usadas pois a demanda não teria ultrapassado a quantidade inicial.

A reportagem presenciou equipes da organização orientando quem chegava ao local dizendo que as doses acabaram e não havia mais imunizantes disponíveis. Mas não impediam de entrar, deixando a critério da pessoa aguardar ou não.

Em nota, a Sesau afirmou que, nas primeiras horas da ação, houve grande procura, com movimentação intensa até por volta do meio-dia. Após esse horário, de acordo com a secretaria, o fluxo de pessoas diminuiu, concentrando o atendimento no público interno da instituição parceira.

“As doses restantes permaneceram armazenadas em câmara fria, à disposição da ação, para serem utilizadas caso houvesse necessidade de reposição. Contudo, devido à baixa demanda ao final da ação e ao encerramento das atividades, não foi necessário o envio de novas doses”, disse.

A Secretaria ainda afirma que o plantão “extra muro” é uma forma de intensificar as campanhas, “para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população”. As ações são realizadas em parceria com instituições públicas, privadas e abertas a toda a sociedade. qualquer instituição ou entidade da sociedade civil pode solicitar o apoio da Secretaria para a realização de campanhas de vacinação, contribuindo para a proteção da população e a ampliação da cobertura vacinal em Campo Grande.

Emergência - A abertura da vacinação para o público geral foi uma medida anunciada pela Prefeitura de Campo Grande neste sábado (26), diante da baixa adesão entre grupos vulneráveis - como crianças, idosos e gestantes - e da situação de superlotação nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais.

Ontem, o município também decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e outras doenças sazonais, que têm pressionado a rede de saúde.

A partir desta segunda-feira (28), a vacinação ocorrerá nas 74 USF's (Unidades de Saúde da Família), em Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias