Sesau diz que vacinou 810 pessoas em campanha na Igreja
Plantão de vacinação começou às 9h com cerca de 300 pessoas na fila

A Prefeitura de Campo Grande anunciou que aplicou apenas 810 doses de vacinas no plantão de imunização contra a gripe realizado na manhã deste domingo (27), na Igreja Universal do Reino de Deus, localizada na Avenida Mato Grosso.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Campo Grande realizou um plantão de vacinação contra a gripe neste domingo (27), aplicando apenas 810 doses na Igreja Universal do Reino de Deus, apesar da grande procura, com cerca de 300 pessoas na fila. A ação gerou descontentamento, pois muitos não conseguiram se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde Pública informou que havia 1.200 doses adicionais disponíveis, mas não foram utilizadas devido à demanda não ter ultrapassado a quantidade inicial. A vacinação foi aberta ao público geral após a baixa adesão entre grupos vulneráveis e a situação de emergência em saúde pública, decretada devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Com fila de aproximadamente 300 pessoas antes da abertura da campanha, a ação foi marcada por grande procura e reclamações.
A informação divulgada pela secretaria difere do que foi repassado pela Cruz Vermelha no local da vacinação. Por volta das 10h30, a coordenadora de doações da entidade, Alessandra Coelho, disse ao Campo Grande News que a procura superou as estimativas a organização de vacinar cerca de 800 e iria solicitar mais doses e estimativa era vacinar 2 mil pessoas.
Mas, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), além das doses enviadas ao local, estavam disponíveis mais 1.200 mil doses, que reforçariam o estoque. Porém as doses extras não foram usadas pois a demanda não teria ultrapassado a quantidade inicial.
A reportagem presenciou equipes da organização orientando quem chegava ao local dizendo que as doses acabaram e não havia mais imunizantes disponíveis. Mas não impediam de entrar, deixando a critério da pessoa aguardar ou não.
Em nota, a Sesau afirmou que, nas primeiras horas da ação, houve grande procura, com movimentação intensa até por volta do meio-dia. Após esse horário, de acordo com a secretaria, o fluxo de pessoas diminuiu, concentrando o atendimento no público interno da instituição parceira.
“As doses restantes permaneceram armazenadas em câmara fria, à disposição da ação, para serem utilizadas caso houvesse necessidade de reposição. Contudo, devido à baixa demanda ao final da ação e ao encerramento das atividades, não foi necessário o envio de novas doses”, disse.
A Secretaria ainda afirma que o plantão “extra muro” é uma forma de intensificar as campanhas, “para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população”. As ações são realizadas em parceria com instituições públicas, privadas e abertas a toda a sociedade. qualquer instituição ou entidade da sociedade civil pode solicitar o apoio da Secretaria para a realização de campanhas de vacinação, contribuindo para a proteção da população e a ampliação da cobertura vacinal em Campo Grande.
Emergência - A abertura da vacinação para o público geral foi uma medida anunciada pela Prefeitura de Campo Grande neste sábado (26), diante da baixa adesão entre grupos vulneráveis - como crianças, idosos e gestantes - e da situação de superlotação nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais.
Ontem, o município também decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e outras doenças sazonais, que têm pressionado a rede de saúde.
A partir desta segunda-feira (28), a vacinação ocorrerá nas 74 USF's (Unidades de Saúde da Família), em Campo Grande.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.