Em uma hora, vacinação em igreja tem briga em fila e portão fechado
A entrada de pessoas foi encerrada, devido ao tamanho da fila e a briga aconteceu por lugar prioritário
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campanha de vacinação contra gripe em igreja de Campo Grande tem confusão e fechamento temporário. Ação na Igreja Universal, na Avenida Mato Grosso, foi interrompida devido à grande procura, cerca de 300 pessoas na fila, em menos de uma hora de atendimento. Desentendimento ocorreu após uma idosa, do grupo prioritário, furar a fila. A imunização, realizada pela Cruz Vermelha em parceria com a Sesau, conta com quatro profissionais e três tendas para aplicação de vacinas contra gripe, Covid-19 e outras do calendário vacinal. A previsão é vacinar mais de 800 pessoas. A campanha foi aberta ao público geral após decreto municipal de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de SRAG.
O plantão de vacinação contra a gripe, realizado na Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Mato Grosso, 921, começou às 9h deste domingo (27) e, por volta das 10h, já teve os portões fechados e briga na fila. A entrada foi interrompida devido ao tamanho da fila de espera, que reunia cerca de 300 pessoas.
De acordo com Alessandra Coelho, coordenadora de doações da Cruz Vermelha, responsável pela vacinação, a campanha estava prevista para seguir até as 14h ou enquanto houvesse pessoas na fila. No entanto, a aplicação foi paralisada temporariamente.
Em menos de uma hora, a fila também gerou confusão no local. Uma senhora, pertencente ao grupo prioritário para a vacinação, chegou acompanhada da filha para se imunizar, e passaram na frente de outros que estavam no local. Pessoas que já aguardavam reclamaram com a organização ao ver a situação. Após o desentendimento, que envolveu diversas pessoas, o clima foi controlado e não houve novos conflitos.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), quatro profissionais estão aplicando as vacinas no local, onde foram montadas três tendas: duas destinadas à vacinação contra Influenza e outra para os imunizantes previstos no calendário vacinal.
A vacinação é realizada conforme a ordem de chegada na fila, que conta com duas divisões para o grupo prioritário. A expectativa da organização é atender mais de 800 pessoas. A imunização contra a gripe foi ampliada para toda a população no sábado (26), após o município decretar situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Sobre a briga, em nota, a Sesau respondeu que foi incidente isolado e lamenta qualquer desconforto causado aos usuários do sistema de saúde. Também destacou o trabalho dos colaboradores e voluntários e que segue "empenhada em aprimorar seus processos para garantir um ambiente seguro, respeitoso e eficiente para todos".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
#matéria atualizada às 12h49 para inclusão da nota da Sesau.