ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Política

Vereadores aprovam projeto para distribuição gratuita de absorventes

Vereadora Camila Jara (PT) propõe distribuição em escola e UBS, além de elaboração de cartilhas sobre o tema

Caroline Maldonado | 15/07/2021 12:52
Vereadores aprovam projeto para distribuição gratuita de absorventes
Vereadora Camila Jara (PT) entregando absorvente higiênico ao vereador Otávio Trad (PSD), durante sessão de hoje (Foto: Divulgação Assessoria/Leandro Ribeiro)

Foi aprovado hoje (15), por unanimidade entre os vereadores, o projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos pela Prefeitura de Campo Grande. A proposta da vereadora Camila Jara (PT) detalha ainda outras ações de promoção da dignidade menstrual, de conscientização e informação sobre menstruação.

Panos, jornais e até miolos de pão são usados na falta de absorventes, segundo dados revelados pela vereadora. A situação gera impacto muito grande na vida das meninas e mulheres, fazendo com que muitas deixem de frequentar a escola por não ter condições financeiras de comprar absorventes.

A ideia é oferecer os absorventes nas escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Para convencer os colegas da importância do projeto, Jara exibiu um vídeo com depoimentos e dados acerca do assunto.

No vídeo, mulheres relatam constrangimento por usar panos ao invés de absorventes e momentos em que abandonaram a escola, enquanto dados confirmam o problema.

Para chamar atenção ao seu projeto, a vereadora distribuiu absorventes aos colegas, durante a sessão.

“Esse não é um assunto fácil de ser compreendido por quem não menstrua e isso torna meu trabalho mais difícil”, comentou Jara, ao defender o projeto e lembrar que é a única mulher a ocupar cadeira na Câmara Municipal.

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) pediu para assinar o projeto junto a autora. O projeto foi aprovado com 28 votos a favor e nenhum contrário. Agora, o texto aguarda sanção do prefeito Marcos Trad (PSD), pois foi aprovado em única votação, em regime de urgência, já que hoje ocorreu a última sessão antes do recesso parlamentar.

Nos siga no Google Notícias