Após danos por erosão, BR-267 é reaberta com trechos em 'pare e siga'
Fortes chuvas que atingiram a região sudoeste provocaram a subida rápida do nível dos rios
A rodovia federal BR-267, entre Caracol, Jardim e Porto Murtinho, foi liberada para tráfego no fim da tarde desta sexta-feira (25), informa a PRF (Polícia Rodoviária Federal) em nota à imprensa. O trecho entre os municípios citados foi interditado devido aos danos severos causados pelo transbordamento do Rio Perdido.
No entanto, motoristas precisam reduzir a velocidade em dois trechos, do km-556, próximo à Fazenda Margarida, que segue operando em "pare e siga", e no km-533, próximo das rotatórias que dão entrada ao Calcário Bodoquena.
As fortes chuvas que atingiram a região sudoeste provocaram a subida rápida do nível dos rios e resultaram em uma intensa erosão do solo sob a pista.
No último sábado (19), análises técnicas feitas por engenheiros do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) detectaram solapamento em camadas inferiores ao asfalto, que é um processo de erosão ou remoção de material do solo, geralmente causado por infiltração de água ou movimentação do terreno, comprometendo gravemente a estrutura do pavimento.
Jardim segue em situação de emergência até o fim de junho, conforme decreto de 18 de abril. A medida leva em consideração o grande índice pluviométrico (volume superior à média histórica da região), os estragos nas ruas e estradas, além de comprometimento da estrutura de pontes e danos materiais a imóveis atingidos por alagamentos.
Com o decreto 076/2025, será possível dispensar licitação para obras e aquisição de materiais. Neste sábado, a cidade voltou a registrar pancada de chuva e ainda há famílias desalojadas, que estão abrigadas num centro de múltiplo uso, prédio da administração municipal.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.